João Doria lidera corrida ao Palácio dos Bandeirantes, mas escândalo de corrupção pode abater o tucano

Há quatorze meses à frente da prefeitura de São Paulo, a maior cidade brasileira, João Agripino Doria Junior até o momento não mostrou a que veio. Nesse período, balizou sua administração em ações de marketing que pouco beneficiaram os paulistanos.

Descumprindo a promessa de ficar até o final do mandato, Doria é o pré-candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, em substituição ao governador Geraldo Alckmin, com que travou nos últimos meses um silencioso e ferrenho duelo nos bastidores políticos. Isso porque já trabalhava para concorrer à Presidência, enquanto Doria flertava com a mesma possibilidade. Depois de alguns meses longe da cidade de São Paulo, o prefeito descobriu que fazer política não é algo tão simples e fácil.

Agora, com o apoio de boa parte do tucanato paulista, que deram as costas para os outros postulantes, João Doria não apenas está a alguns passos de ser confirmado como candidato ao governo estadual, mas lidera pesquisa de intenção de voto em todos os cenários simulados no levantamento. Em todos os cenários, o prefeito aparece na dianteira com intenção de votos na casa de 30%.

Nada impede o tucano de disputar o governo de São Paulo, até porque ele preenche todos os requisitos legais para tanto, mas é preciso considerar que Doria não é a unanimidade que a pesquisa aponta. Quem anda pela cidade de São Paulo sabe que muitas são as críticas ao prefeito paulistano, o que revela cenário não tão dourado quanto vem sendo alardeado.


O único grande feito político de João Doria até então foi ter derrotado o petista Fernando Haddad na eleição de 2016, vencendo no primeiro turno. Com isso, Doria livrou a população da maior cidade brasileira da chaga em que se transformou o PT, responsável pelo maior e mais acintoso esquema de corrupção da história da Humanidade. E foi com discurso contra a corrupção que o tucano venceu a corrida ao trono paulistano.

Dono de conhecida e desmedida vaidade, João Agripino Doria Junior acredita que sua eleição ao Palácio dos Bandeirantes é questão de tempo, mas o tucano corre o sério risco de ser abatido em pleno voo. Afinal, ao menos um rumoroso escândalo de corrupção, prestes a eclodir, poderá comprometer o projeto político daquele que é considerado cristão novo no tucanato.

O escândalo foi levantado pelo editor do UCHO.INFO, que tem provas contundentes e irrefutáveis sobre o caso. É prematuro afirmar que Doria tem conhecimento dos desmandos, mas alguns dos nossos interlocutores garantem que o alcaide foi alertado mais de uma vez sobre o perigo que representaria uma denúncia dessa natureza.

Desde que chegou à prefeitura, João Doria vem defendendo a renovação na política, mas o escândalo em questão é coisa típica de gente experimentada, para não dizer “velhacos”. Quando a denúncia vier a público, até mesmo a luz ao final do túnel há de se apagar.

apoio_04