Porsche é alvo de operação policial na Alemanha

Autoridades alemãs realizaram, nesta quarta-feira (18), uma grande operação de busca e apreensão em escritórios da empresa automobilística Porsche, como parte das investigações sobre um escândalo de manipulação dos dados de emissões de motores a diesel.

Promotores públicos alemães da cidade de Stuttgart, onde a empresa é sediada, investigam funcionários antigos e atuais da empresa, que pertence ao grupo Volkswagen, incluindo um membro do conselho administrativo. Cerca de 190 agentes vasculharam dez instalações da Porsche nos estados da Baviera e Baden-Württemberg.

Entre os suspeitos investigados pela promotoria estão, além de um membro do conselho administrativo, um alto funcionário da empresa e um ex-funcionário, todos suspeitos de envolvimento em fraudes e publicidade fraudulenta associadas aos sistemas de controle das emissões de veículos de passageiros a diesel.

A Porsche confirmou as buscas em suas instalações, assim como a apreensão de documentos por parte dos investigadores. Tanto a promotoria quanto a empresa evitaram revelar os nomes dos suspeitos que estão sendo investigados.


Mais de dois anos e meio após a Volskwagen admitir que trapaceava nos testes de emissões dos motores a diesel nos Estado Unidos, a empresa e algumas de suas marcas subsidiárias continuam sob investigação.

No início do ano, promotores alemães ampliaram as investigações para incluir também a Audi, que desenvolveu um motor a diesel que continha o software ilegal que manipulava os dados das emissões e foi instalado em cerca de 80 mil modelos Volkswagen, Porsche e Audi.

A Audi confirmou que duas de suas instalações também foram alvo de buscas nesta quarta-feira, nas cidades de Ingolstadt e Neckarsulm. A polícia da Baviera e a Promotoria Pública de Munique se encarregaram da operação. Até o momento, o único detido pelos promotores bávaros é o ex-CEO da Porsche Wolfgang Hatz.

Hatz, preso em setembro do ano passado, foi chefe do departamento de desenvolvimento de motores da Audi entre 2001 e 2007. Depois, ele assumiu um cargo de direção na Volkswagen e, em 2011, foi nomeado para liderar o setor de pesquisa e desenvolvimento da Porsche. (Com agências internacionais)

apoio_04