Após acordo entre governo e caminhoneiros, ministro da Fazenda diz que carga tributária será redistribuída

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (28), em Brasília, o ministro Eduardo Guardia, da Fazenda, reiterou que não haverá aumento da carga tributária para compensar medidas firmadas no acordo com os caminhoneiros. “Estamos sendo neutros”, disse Guardia.

Os transportadores rodoviários de carga estão parados desde a última segunda-feira (21), a reboque de um movimento criminoso e que abriga um sem fim de pessoas infiltradas que buscam instalar o caos no País.

Entre os pontos negociados, estão a redução do preço diesel em R$ 0,46 nas bombas pelo prazo de 60 dias e a isenção da cobrança de pedágio dos caminhões que trafegarem com eixo suspenso.


De acordo com o titular da Fazenda, a carga tributária será redistribuída e o governo promoverá movimento compensatório na economia. “Não estamos fazendo um aumento de carga [tributária] ou de impostos”, disse Guardia.

Eduardo Guardia afirmou que o assunto será discutido também com os representantes estaduais. “Sim, contamos com a colaboração dos estados”, afirmou, referindo-se ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O ministro disse que os órgãos responsáveis pelo monitoramento e pela fiscalização utilizarão os instrumentos adequados em caso de abusos. Ele lembrou que o governo está fazendo “um brutal esforço” para que o País volte à normalidade, mas por trás da paralisação há interesses escusos no âmbito político-eleitoral. (Com ABr)

apoio_04