Niki Lauda está internado em estado grave em Viena e passa por transplante de pulmão

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Niki Lauda, 69 anos, está internado em estado grave na UTI de um hospital em Viena. Diretor da equipe Mercedes, o austríaco submeteu-se nesta quinta-feira (2) a transplante de pulmão para tentar curar forte infecção. Ele enfrenta condições respiratórias delicadas desde 1976, quando sobreviveu a grave acidente no GP da Alemanha.

O estado de saúde do ex-piloto é grave, de acordo com agência de notícias austríaca APA. O hospital informou por meio de nota que o transplante foi bem-sucedido. “Por conta da severa condição pulmonar, Niki teve de ser submetido a um transplante no Hospital Geral de Viena. O trabalho foi completado com sucesso”, destaca a nota.

Lauda era presença constante no paddock da Mercedes em todos os GPs, porém se afastou dos compromissos nas duas últimas provas (Alemanha e Hungria). Na ocasião a justificativa era o tratamento de forte gripe. Fora do automobilismo, Niki também construiu carreira na aviação, hobby que o levou a ser dono de uma companhia aérea que leva seu nome.


Campeão da F1 nas temporadas de 1975, 1977 e 1984, Niki Lauda teve a carreira marcada pelo grave acidente no GP da Alemanha de 1976., quando sua Ferrari pegou fogo e ele passou quase um minuto entre as chamas.

Internado durante seis semanas em um hospital, o piloto recuperou-se de forma impressionante e voltou a correr na mesma temporada, perdendo o título por apenas um ponto para o rival, o inglês James Hunt. A história daquele campeonato foi fonte de inspiração para o filme Rush, lançado em 2013.

Além das cirurgias plásticas realizadas para reconstruir a pele e da delicada condição pulmonar, Niki teve outros problemas de saúde, e passou por dois transplantes de rim, um deles doado pela namorada.