Bolsonaro “diz coisas extremamente desagradáveis”, afirma a ultradireitista francesa Marine Le Pen

Líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen afirmou nesta quinta-feira (11) que o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, diz “coisas desagradáveis que são intransponíveis na França” e que não o vê como um representante do espectro direitista.

As declarações de Le Pen, derrotada nas eleições francesas de 2017 com 34% das intenções de voto – contra 66% do centrista Emmanuel Macron –, foram dadas durante entrevista ao Canal France 2.

Questionada sobre se desejava a vitória de Bolsonaro, que disputa o segundo turno contra Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, Marine Le Pen disse que essa é uma decisão que cabe exclusivamente ao povo brasileiro.

Contudo, a líder direitista ressaltou que o candidato do PSL centrou sua campanha no discurso contra a corrupção e a criminalidade, conquistando o apoio de boa parte da população. Segundo Le Pen, a votação de Bolsonaro, que conquistou 49,2 milhões de votos no primeiro turno, deve-se a uma reação dos brasileiros à insegurança.


“É uma criminalidade endêmica que atinge a liberdade dos brasileiros, que lançaram o alerta de que a segurança é uma prioridade para eles”, afirmou.

Ao ser questionada sobre as polêmicas e descabidas declarações de Bolsonaro, que já afirmou preferir ver os filhos mortos a serem homossexuais e que mulheres devem ganhar receber salários menores porque engravidam, Marine Le Pen afirmou que não vê o candidato do PSL no radar da extrema direita.

“Não vejo Bolsonaro como um candidato de extrema direita. Ele diz coisas extremamente desagradáveis que são intransponíveis na França. São culturas diferentes”, afirmou.

Se até mesmo a radicalíssima Marine Le Pen afirma que Bolsonaro “diz coisas extremamente desagradáveis”, é porque o futuro que se avizinha não será dos melhores. Enfim, como disse o filósofo e diplomata francês Joseph-Marie de Maistre (1753-1821), “toda nação tem o governo que merece”.