Ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy assumirá o comando do BNDES no governo Bolsonaro

O economista e ex-ministro Joaquim Levy aceitou, nesta segunda-feira (12), convite para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O convite foi feito pela equipe de Paulo Guedes, que comandará o superministério da Economia.

Levy foi ministro da Fazenda no segundo mandato de Dilma Rousseff, entre janeiro e dezembro de 2015. Ele assumiu a pasta com a função de realizar um ajuste fiscal para conter os gastos públicos. Adotou um programa de austeridade fiscal, cortando uma série de desonerações e endureceu as regras de pagamento de abono salarial e seguro desemprego.

Durante o período que comandou o ministério, porém, a economia brasileira entrou em recessão e o país perdeu o grau de investimento. Levy deixou a pasta após o governo diminuir a meta de superávit para 2016.

Entre 2003 e 2006, Levy foi secretário do Tesouro Nacional durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ele já havia participado também da gestão de Fernando Henrique Cardoso. O ex-ministro trabalhou ainda no Fundo Monetário Internacional (FMI), entre 1992 e 1999, e na administradora de investimentos Bradesco Asset Management.


Assim como Guedes, Levy possui doutorado em Economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Atualmente, ele ocupa a diretoria financeira do Banco Mundial, cargo que deixa para participar da equipe de transição do governo Bolsonaro e, posteriormente, assumir o BNDES.

Entre suas futuras funções estão estruturar e viabilizar privatizações, além de auxiliar no trabalho do Programa de Parceria e Investimentos (PPI).

O nome do ex-ministro é o primeiro a se juntar à equipe econômica liderada por Guedes. Na última semana, Bolsonaro afirmou nas redes sociais ter a intenção de “abrir a caixa-preta” do BNDES, numa referência a empréstimos negociados em gestões anteriores. Segundo o presidente eleito, a sociedade tem o direito de saber como é utilizado o dinheiro público.

O UCHO.INFO já se posicionou contra essa decisão de Jair Bolsonaro de abrir deliberadamente o sigilo do banco de fomento, que já disponibiliza em seu portal informações sobre todas as operações, assim como fornece a vários órgãos dados detalhados sobre empréstimos. O BNDES está há quatro anos sob investigação e já passou pelo crivo de CPIs, sem que nenhuma fraude ou suspeita de corrupção foi detectada.

A Polícia Federal, por sua vez, indiciou os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci Filho, Luciano Coutinho (ex-presidente do BNDES) e o empresário Joesley Batista após investigações. Qualquer suspeita de irregularidade deve ser enviada às autoridades competentes, que de acordo com a legislação em vigor podem determinar a quebra dos sigilos. (Com agências de notícias)