Morte de neto do ex-presidente Lula leva milícia bolsonarista a destilar ódio e canalhice nas redes sociais

Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Lula, morreu nesta sexta-feira (1), aos 7 anos, vítima de meningite meningocócica, doença altamente contagiosa causada por bactéria (Neisseria meningitidis ou meningococo) que se aloja entre as meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal).

Filho de Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luís Lula da Silva, o pequeno Arthur foi internado às 7 horas desta sexta-feira no Hospital Bartira, em Santo André, no Grande ABC, mas não resistiu. Sua morte foi conformada às 12h11.

A defesa do petista encaminhou à juíza Carolina Lebbos Moura, da Vara de Execuções Penais de Curitiba, pedido para que o ex-presidente possa acompanhar o velório do neto. É importante ressaltar que Lebbos negou pedido para que Lula participasse, em janeiro, do velório do irmão Vavá, que morreu vítima de câncer, mas o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, reverteu a decisão, mas estabeleceu condições.

O pedido apresentado pelos advogados do ex-metalúrgico à Justiça está embasado no artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP):

Art. 120 – “Os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos:

I – falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão;

II – necessidade de tratamento médico (parágrafo único do artigo 14).

Parágrafo único. A permissão de saída será concedida pelo diretor do estabelecimento onde se encontra o preso.”

Se no Brasil a Constituição Federal fosse respeitada em sua inteireza, sem rapapés interpretativos por parte de alguns magistrados que aderiram ao ativismo político, Lula, que deve responder pelos crimes que cometeu, poderia recorrer em liberdade das condenações impostas pela Justiça. Afinal, a Carta Magna não deixa uma nesga de dúvida ao discorrer sobre a presunção de inocência.

CF, artigo 5º, inciso LVII – “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Isso posto, Lula não precisaria pedir à Justiça autorização para acompanhar o velório do neto, caso a Justiça tivesse coragem suficiente para, enfrentando os desvarios da opinião pública, cumprir o que determina a Constituição em suas cláusulas pétreas


Canalhice cibernética

Muito além da tristeza que marca a morte de uma criança, a de Arthur revela a devastadora intolerância que está a varrer o País, levando o Brasil a um cenário perigoso e que ameaça seriamente a democracia, não sem antes colocar em xeque os valores humanos.

Nas redes sociais sobraram comentários maldosos sobre a morte do neto do ex-presidente, como se Arthur fosse culpado pelos atos do avô. Entre mensagens comemorando a perda e “emoticons” de risadas, tudo teve lugar nos comentários das postagens dos veículos de comunicação que noticiaram a morte de Arthur Araújo Lula da Silva.

“Quem quer saber da morte do neto do Lula?”, escreveu um internauta. “O vovozinho não vai poder ir [ao velório], não. Faz uma oração da sua cela”, escreveu outra internauta. “Pensei que fosse de vergonha pelo avô ladrão que tem”, comentou alguém que certamente acredita ser humano.

Desumanidade é inaceitável de qualquer forma e em qualquer nível, mas quando mescla-se com questões políticas passa a ser canalhice. Esse comportamento animalesco é reflexo do discurso de ódio do então candidato Jair Bolsonaro, que durante a corrida presidencial mereceu inúmeras críticas do editor do UCHO.INFO, que alertou para o perigo das consequências daquele destempero de campanha com o objetivo de cabalar votos.

A grande preocupação reside no fato de que Bolsonaro, um ignaro confesso e irrecuperável, continua em campanha, mesmo após tomado posse como presidente, e insiste em manter o discurso de ódio. Ou seja, Jair Bolsonaro é uma ameaça constante à democracia.

De igual modo e ao mesmo tempo, Bolsonaro representa uma ameaça a todos aqueles que têm opiniões divergentes, que não mais sentem-se seguros, uma vez que o exército de devotos truculentos é capaz de tudo para defender a honra (sic) de um apasquinado que acredita ser o último gênio da raça.

Nosso pesar

À parte as divergências políticas e as duras e responsáveis críticas que fizemos ao PT e a Lula durante longos anos, o UCHO.INFO externa profundo sentimento pelo passamento do pequeno Arthur, assim como apresenta à família do ex-presidente nossas condolências, certo de que cada um, ao seu modo, encontrará força para enfrentar tão grade desafio.