Previdência: com bate-boca entre Paulo Guedes e membros da CCJ, Ibovespa cai e dólar chega a R$ 3,879

Na última semana, quando o ministro Paulo Guedes, da Economia, cancelou em participação audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados sob a alegação de que sem a definição do nome do relator da reforma da Previdência poderia ser presa fácil para a oposição, o UCHO.INFO afirmou que a desculpa era carente de doses de convencimento.

Quando um governo, como o do presidente Jair Bolsonaro, não assume a responsabilidade por um projeto de suma importância, como o da reforma da Previdência, e permite que o ministro da Economia, um neófito em matéria política, assuma a articulação para que a matéria seja aprovada no Parlamento, qualquer cenário será terreno fértil para se transformar em um Coliseu tupiniquim.

Com a participação remarcada para esta quarta-feira (3), Paulo Guedes compareceu à CCJ e, como esperado, encontrou um plenário dividido, mas com uma oposição pronta para desempenhar o papel que lhe cabe. E não se trata de ser de esquerda ou de direita, mas de fazer oposição como manda o figurino político.

A audiência, que tinha como objetivo elucidar pontos do projeto de reforma da Previdência elaborado pelo governo, começou em clima tenso e contrapôs o ministro da Economia e os parlamentares oposicionistas. A questão que incomoda os deputados é a da contribuição previdenciária por capitalização. O atual é de repartição.


O modelo de capitalização pode ser considerado como complementar, o que de certa forma aliviaria os cofres públicos no futuro, mas isoladamente deve enfrentar demandas judiciais nas instâncias superiores do Judiciários, até porque alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) admitem reservadamente que o tema é inconstitucional.

Irritado com os deputados que insistiam em interromper sua apresentação com gritos de “Chile”, onde já é adotado o sistema de capitalização previdenciária, o ministro da Economia ironizou e disse que o país sul-americano “tem quase o dobro da renda per capita do Brasil, acho que a Venezuela está melhor”.

Na sequência, Paulo Guedes reconheceu que não deveria ter reagido às manifestações dos deputados. “Cometi o erro de interagir, eu só devia ter falado. Assim que interagi, vocês transformaram em outra coisa”, declarou.

O ministro afirmou que o sistema de repartição está condenado por causa da mudança demográfica ocorrida não Brasil ao longo dos anos, sem contar que o aspecto fiscal da Previdência é incontornável. Insistindo na tese de que a reforma da Previdência combate privilégios, Paulo Guedes afirmou que no Legislativo as aposentadorias têm valor 20 vezes superior à média das do INSS.

O bate-boca entre Guedes e alguns deputados, que interromperam sua fala, assustou o mercado financeiro, impulsionando o dólar para cima e empurrando o Ibovespa para baixo. Na esteira do clima da audiência na CCJ, a moeda norte-americana encerrou os negócios desta quarta-feira cotada a R$ 3,879. O Ibovespa registrou queda de 0,94%, fechando o dia em 94.494 pontos.