Bruno Covas é levado à UTI do Hospital Sírio-Libanês após sangramento no fígado

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, medida adotada após a constatação de sangramento no fígado.

Internado no hospital desde o último domingo (8) para a realização de exames, Covas será submetido à quarta sessão de quimioterapia, tratamento cujo objetivo é combater câncer na região do estômago.

De acordo com boletim médico, o sangramento ocorreu durante procedimento para demarcação da lesão tumoral, mas foi prontamente controlado por arteriografia e embolização.

“Após procedimento para demarcação da lesão tumoral, o prefeito Bruno Covas apresentou sangramento intra-hepático, controlado por arteriografia e embolização do foco de sangramento (procedimento minimamente invasivo). O paciente foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo com o objetivo de monitorização constante”, informa o boletim médico.


Na segunda-feira (9), os médicos que tratam de Bruno Covas, durante entrevista coletiva, que a reação do prefeito ao tratamento é considerada “maravilhosa” e “auspiciosa”.

Os médicos explicaram que Covas foi submetido a três exames de imagem no último domingo: endoscopia, ressonância magnética e pet scan (exame de imagem por emissão de pósitrons).

“A endoscopia foi para verificar os coágulos e onde existia um tumor seis semanas atrás agora existe fibrose e cicatrização, uma resposta excepcional”, afirmou o oncologista Túlio Pfiffer. A ressonância revelou um cenário que já era observado pela equipe médica: redução na lesão do fígado e dos linfonodos.

Pfiffer acrescentou que “a única lesão que ele [Covas] tem no fígado zerou o SUV (do inglês Standardized Uptake Value, valor de captação padronizado) então ele teve uma resposta fisiológica completa, o que é excelente”.