Aviões que trazem brasileiros de Wuhan, na China, devem chegar às 3h de domingo em Anápolis

As aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que estão retornando de Wuhan, epicentro do coronavírus na China, fizeram breve parada em Varsóvia neste sábado (8) para deixar alguns estrangeiros que pegaram carona com os aviões enviados ao gigante asiático para resgatar 34 brasileiros.

Na escala, quatro poloneses e um chinês desembarcaram. Antes de chegar a Anápolis, no estado de Goiás, as aeronaves brasileiras farão escalas em Las Palmas (Espanha) e Fortaleza.

A missão para retorno do grupo também é composta por outras duas aeronaves Legacy, de apoio, que partiram rumo à cidade de Varsóvia na última terça-feira (4) levando tripulações de revezamento, devido ao limite de jornada de voo dos militares.

Além dos passageiros e da tripulação, cada aeronave conta com uma equipe médica para o caso de algum passageiro apresentar sintomas da infecção durante o voo, e militares capacitados para realizar missões do tipo DQBRN (defesa química, biológica, radiológica e nuclear).

Ao chegar em Anápolis, os brasileiros serão enviados para o Hotel de Trânsito de Aeronáutica, onde permanecerão em quarentena por 18 dias. Somando tripulantes e equipe médica, o número total de pessoas que permanecerão no hotel pode subir para 58. A decisão de incluir de incluir a tripulação e a equipe que viajou à China no processo de quarentena dependerá do grau de contato com o grupo durante viagem.

As duas aeronaves da FAB devem pousar em Anápolis por volta das 3 horas de domingo (9). Tão logo desembarquem, passageiros, tripulantes e integrantes da equipe passarão por nova avaliação médica, que contará com coleta de amostras respiratórias para exames capazes de verificar eventual infecção pelo vírus, mesmo que sem manifestação de sintomas da doença. Em Wuhan, antes do embarque, Em Wuhan, os brasileiros passaram por exames e avaliação médica.

Os quartos do Hotel de Trânsito da Aeronáutica variam de o número de ocupantes, mas em todos há itens comuns: cama, guarda-roupa, TV, ar-condicionado e uma pequena mesa com cesta de frutas e doces.