Imprensa alemã repercute problemas de saúde de Pelé, o eterno “camisa 10”

Veículos da imprensa alemã repercutiram, na terça-feira (11) uma entrevista concedida por Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, sobre o estado de saúde do Atleta do Século, de 79 anos. O ex-goleiro disse que seu pai enfrenta problemas de mobilidade que estão “acarretando uma certa depressão”.

“Pelé estaria sofrendo de depressão”, noticiou a revista “Der Spiegel” em manchete na sua página eletrônica, destacando que o maior futebolista de todos os tempos quase não sai de casa devido à dificuldade para andar. “A saúde dele rendeu manchetes várias vezes nos últimos anos”, noticiou a revisa alemã.

O jornal “Westdeutsche Zeitung”, por sua vez, sublinhou que a “lenda do futebol está frágil e deprimido”. O tabloide “Bild” também noticiou que Pelé dificilmente sai de sua casa na cidade de Santos, no litoral paulista.

Atual coordenador técnico e de desenvolvimento do Santos Futebol Clube, Edinho afirmou ao portal Globoesporte.com que seu pai está “bastante fragilizado” após ter realizado um transplante de quadril e não ter feito de forma adequada um programa de reabilitação pós-cirúrgico.

Por conta do quadro relatado por Edinho, o tricampeão mundial de futebol estaria com dificuldades para caminhar. “Hoje ele não consegue mais andar direito. Ele fica muito acanhado, muito constrangido com isso”, afirmou o filho do eterno “camisa 10”.

O filho de Pelé também revelou que as restrições físicas fazem com que o ex-jogador esteja evitando sair de casa. “Ele não consegue andar normalmente, só com o andador. Ele fica constrangido, não quer sair, se expor, fazer praticamente nada que tenha que sair de casa. Está muito acanhado, recluso”, completou.

Pelé vem enfrentando seguidos problemas de saúde nos últimos anos, fazendo com que aparições públicas do tricampeão mundial tenham se tornado raras. Em 2019, o ex-atleta ele esteve internado em Paris com infecção urinária. Em 2014, chegou a ir para a UTI pelo mesmo problema, tendo se submetido a uma cirurgia no ano seguinte para combater o problema.

O ídolo do futebol também passou por uma cirurgia na coluna em 2015 e duas operações no quadril, em 2012 e 2016. (Com DW e agências de notícias)