Ataques a tiros deixam ao menos oito mortos em cidade próxima a Frankfurt, na Alemanha

Atiradores deixaram oito mortos cinco pessoas gravemente feridas em dois ataques a bares da cidade alemã de Hanau, nas cercanias de Frankfurt. De acordo com a imprensa local, os agressores teriam disparado de um carro em movimento por volta das 22 horas (18 horas em Brasília).

A imprensa local informou que o primeiro ataque aconteceu em Kurt-Schumacher-Platz, no centro de Hanau, e envolveu oito ou nove tiros disparados de um carro. Depois ocorreu um segundo ataque em Kesselstadt, que as autoridades estão tratando como relacionado ao primeiro.

A polícia alemã informou que os atiradores fugiram em um veículo de cor escura, o que exigiu operação especial para capturar os criminosos. Carros e helicópteros de unidades especiais da polícia alemã estão sendo usados para localizar os suspeitos.

 
Agentes fortemente armados isolaram duas ruas da cidade, onde ambulâncias prestam atendimento às vítimas. A polícia criou uma linha telefônica direta para receber informações que poderiam levar aos autores dos ataques.

De acordo com o jornal Bild, a polícia alemão prendeu um suspeito. Não se sabe ao certo quantas pessoas participaram dos ataques. Testemunhas relataram ter ouvido quase uma dezena de tiros. Até o início da noite desta quarta-feira, não havia informações sobre a identidade dos atiradores e a motivação do ataque.

Até o momento, o que se sabe é que as vítimas frequentavam os estabelecimentos para fumar tabaco usando “narguilé” (shisha) – espécie de cachimbo de água de origem oriental. Não está descartada a hipótese de o crime ter sido cometido por islamofobia, já que muitos dos frequentadores dos bares eram de origem árabe.