BC lança o PIX, meio de pagamento instantâneo que bancos terão de oferecer a partir de novembro

O Banco Central (BC) lançou nesta quarta-feira (19), o PIX, meio de pagamento eletrônico que promete ser mais rápido e prático que as transferências de valores feitas atualmente por meio de DOC (Documento de Ordem de Crédito), TED (Transferência Eletrônica Disponível) e boleto bancário. As instituições financeiras e de pagamento com mais de 500 mil contas serão obrigadas a oferecer aos clientes, a partir de 16 de novembro, a opção do PIX.

Entre as principais vantagens do PIX estão a rapidez, no máximo 10 segundos para a conclusão de um pagamento, e possibilidade de realizar transações em qualquer horário ou dia da semana, ao contrário do que ocorre com o DOC e o TED, que tem limitações.

As instituições financeiras e as empresas de pagamento poderão cobrar tarifas dos clientes, a exemplo do que acontece com as modalidades atuais de transferência.

 
Outra facilidade é que o PIX poderá ser utilizado em todos os dispositivos eletrônicos das instituições financeiras ou de pagamento, como aplicativos para smartphones e caixas eletrônicos. Além disso, o PIX servirá para qualquer tipo de transação, como transferências de dinheiro entre pessoas físicas e jurídica, compras presenciais ou eletrônicas, pagamento de contas (água, luz e telefone), impostos e taxas públicas e tarifas de transporte.

O Banco Central acredita que o PIX será mais utilizado em smartphones, pois a tendência é que as instituições financeiras e de pagamento disponibilizem essa opção em seus aplicativos. A finalização da transação poderá ser feita por QR Code ou por preenchimento de dados pessoais como CPF, e-mail ou número de celular. Os mecanismos de segurança para autenticação do usuário variarão de acordo com cada instituição financeira ou de pagamento.

De acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel de Pinho Mello, a ideia é que o PIX seja instantâneo para pagamentos como o WhatsApp é para mensagens. Mello espera que o nome PIX se popularize de tal forma que as pessoas comecem a dizer “me faz um PIX” ou “me paga com PIX”, assim como acontece atualmente com o DOC e o TED.