Angela Merkel diz que mais de dois terços da população da Alemanha podem contrair o coronavírus

 
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, manifestou-se pela primeira vez nesta quarta-feira (11) sobre o avanço do novo coronavírus no país, afirmando que a disseminação da doença precisa ser contida e que é preciso união no combate ao surto. O país tem cerca de 1,3 mil infecções e duas mortes confirmadas até o momento.

“Nossa solidariedade, nossa razão e nossa compaixão mútua estão sendo colocadas à prova, e desejo que passemos nessa prova”, disse Merkel, em coletiva de imprensa em Berlim, ao lado do ministro da Saúde, Jens Spahn, e do presidente do Instituto Robert Koch, (RKI, na sigla em alemão), Lothar Wieler.

“O vírus chegou à Europa, está aqui. Todos precisamos compreender isso”, disse a chanceler. “Trata-se de um vírus que não conhecemos o suficiente, para o qual não temos uma vacina, para o qual não temos um tratamento”, afirmou Angela Merkel, ressaltando que infecções podem ser particularmente graves em pessoas idosas ou com histórico de doenças.

Merkel afirmou que o principal objetivo das autoridades é ganhar tempo, contendo o ritmo de propagação do coronavírus – causador da doença respiratória batizada de Covid-19 – e, assim, garantir que o sistema de saúde do país não fique sobrecarregado. Merkel alertou que até 70% da população alemã podem contrair o coronavírus no longo prazo.

A chanceler federal disse que é recomendado à população manter um estoque de alimentos, mas que isso não é um chamado para uma corrida aos supermercados. Ela disse que é preciso haver bom senso.

A chanceler federal disse ainda que o cancelamento de grandes eventos deve ser decidido em conjunto entre o governo federal, os estados e municípios do país. Angela Merkel disse não ser a pior coisa o fato de jogos da Bundesliga serem realizados sem público, enquanto Spahn pediu que os cidadãos ponderem se realmente precisam ir a alguns locais no momento.

“É preciso se perguntar: “Eu realmente preciso ir a uma discoteca nos próximos três meses?’”, disse o ministro.

 
De acordo com a emissora de televisão RBB (Rundfunk Berlin-Brandenburg) Fernsehen, cerca da metade dos 48 infectados pelo coronavírus na capital alemã até terça-feira havia ido a discotecas da cidade. Nove dessas pessoas teriam ido ao clube The Reed, próximo à Alexanderplatz, em 27 de fevereiro. Na segunda-feira, as autoridades locais haviam informado que 17 pessoas que estiveram no clube Trompete em 29 de fevereiro haviam sido diagnosticadas com Covid-19.

Segundo Spahn, apesar de 80% das pessoas que contraem o vírus apresentarem apenas sintomas leves ou nenhum sinal da doença e de o risco de agravamento da doença ser particularmente baixo para os jovens, estes não podem simplesmente pensar: “O que tenho a ver com isso?”

Para o ministro, a população precisa compreender que todos precisam renunciar a uma parcela do cotidiano “para proteger a si mesmo e aos outros”. Ele disse ser necessário haver um equilíbrio entre abrir mão de um lado e seguir adiante com o dia a dia do outro.

Spahn agradeceu a empresas que vêm permitindo que os funcionários trabalhem de casa. Ele também disse considerar positiva a decisão de cancelar eventos com mais de mil pessoas, como jogos de futebol, algo necessário para conter a disseminação do coronavírus. Berlim anunciou nesta quarta que vai proibir todos os eventos com mais de mil participantes até meados de abril.

Merkel anunciou que o governo federal agirá para amenizar consequências econômicas do surto. “Vamos fazer o que é necessário”, disse a chanceler alemã, ressaltando que trata-se de situação excepcional. Na sexta-feira (13), os ministros das Finanças e da Economia da Alemanha devem se pronunciar sobre ajuda financeira a pequenas e médias empresas.

A chefe do governo alemão manifestou solidariedade à Itália e desejou força à população do país, o mais afetado pelo coronavírus fora da China – com mais de 10 mil casos e 631 mortes, 168 registradas apenas na terça-feira. A Alemanha é o sétimo país com mais infecções, atrás de China, Itália, Irã, Coreia do Sul, Espanha e França, mas à frente dos Estados Unidos. (Com agências internacionais)