Presidente do Congresso Nacional é diagnosticado com o novo coronavírus e está em isolamento

 
Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado Federal e do Congresso, testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do senador, que está em isolamento domiciliar. “Depois de o primeiro exame dar negativo, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, refez o exame na noite de ontem (17) e, nesta quarta-feira (18), atestou positivo para covid-19.”

“Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS”, diz a nota da assessoria.

Alcolumbre participou em Brasília de diversas reuniões nos últimos dias, o que tem causado preocupação nos seus interlocutores. Na segunda-feira, em encontro no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir medidas contra o novo coronavírus, o senador esteve com o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 
Rodrigo Maia, que nos últimos dias participou de outras reuniões com Alcolumbre, tem afirmado que manteve distância segura do colega e adotou os cuidados recomendados pelos médicos especialistas.

Há alguns dias, Maia vem solicitando às pessoas para manterem distância segura umas das outras como forma de evitar o contágio. Como precaução, o presidente da Câmara adotou uma nova maneira de conceder entrevista: ele fala aos jornalistas de um local montado especialmente para isso e a uma distância considerada segura.

Covid-19 no Parlamento

O primeiro caso de coronavírus no Congresso foi do senador Nelsinho Trad (PSD-MT), que integrou a comitiva do presidente Bolsonaro na viagem a Miami, nos Estados Unidos. Ao todo, 17 pessoas do grupo contraíram o novo coronavírus. Além de Trad, foram diagnosticados com a Covid-19 os deputados federais Daniel Freitas (PSL-SC) e Cezinha da Madureira (PSD-SP).

No governo, por enquanto dois ministros testaram positivo para o novo coronavírus –Augusto Heleno (GSI) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) –, além do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten. Outros quatro funcionários do GSI, que integraram a comitiva de Bolsonaro, também contraíram a Covid-19.