Mandetta afirma que sistema de saúde colapsará em abril, Bolsonaro diz que coronavírus é “gripezinha”

 
Entre os pontos positivos da democracia, a liberdade do cidadão para escolher o que lhe convém em termos ideológicos e políticos merece destaque, mas se recusar a enxergar o óbvio é semelhante a mergulhar no oceano da ignorância. É isso que fazem os obtusos e radicais apoiadores de Jair Bolsonaro, que se negam a aceitar a realidade e acreditam que o presidente da República, embalado por sua devastadora estupidez, está no caminho certo.

O grande problema do governo, assim como acontecia nas gestões petistas, é não combinar com muita antecedência os discursos a serem despejados sobre a opinião pública. E não basta apenas combinar, é preciso treinar e ter certeza de que todos os envolvidos cumprirão à risca o combinado. Mas com Bolsonaro em cena, qualquer combinação se esvai pelo ar com a mesma facilidade que o éter em um frasco aberto, porque o presidente é uma catapulta de destampatórios.

Nesta sexta-feira (20), Bolsonaro, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, em mais um de seus conhecidos devaneios discursivos, disse que não será uma “gripezinha” a derrubá-lo. Classificar como “gripezinha” pandemia causada os por um vírus desconhecido e que já deixou pelo caminho mais de 10 mil mortos ao redor do planeta é demonstração de idiotia exponencial.

Bolsonaro é o estereótipo do chauvinista latino-americano, o super-homem de camelô, o invencível das repúblicas bananeiras que se esparramam pela América Latina. Basta ver o comportamento da maioria dos que o apoiam. Mesmo assim, a súcia de aduladores insiste em mantê-lo no pedestal reservado aos gênios, não importando suas recorrentes bizarrices.

Horas antes, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em evento na sede do governo, disse que em abril o sistema de saúde brasileiro entrará em colapso. Ou seja, dentro de dez dias ou um pouco mais a situação ficará muito mais grave do que se imagina.

 
“Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. O que é um colapso? Você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, mas simplesmente não há sistema para você entrar”, disse Mandetta, ao lado do presidente da República.

Quando sugeriu que uma junta médica avaliasse a sanidade mental de Bolsonaro, o conceituado jurista Miguel Reale Júnior não exagerou. Afinal, o presidente da República tem seríssimo e preocupantes problemas cognitivos e de concatenação de ideias. Sem contar que flerta com a mitomania e jura não ter dito o que disse de pés juntos.

É inimaginável alguém afirmar que o novo coronavírus é uma “gripezinha”, se horas antes ouviu de um colaborador próximo, no caso o ministro Mandetta, relato sobre a iminência do colapso do sistema de saúde (público e privado) em poucas semanas (talvez duas).

Confirmando nossas matérias acerca da postura nada transparente do governo em relação à crise do novo coronavírus no País, médicos e profissionais da saúde têm relatado ao UCHO.INFO que a situação é gravíssima, muito pior do que vem sendo anunciado pelas autoridades. Além disso, esses profissionais da medicina afirmam que o governo insiste em amenizar o cenário na tentativa de varrer para debaixo do tapete a incompetência oficial.

Longe de querer acender a pira do pânico e do alarmismo, lembramos que nosso compromisso é com a verdade dos fatos, já que insistimos em levar a cada leitor a melhor informação, sempre acompanhada de análise balizada e responsável. Se o governo Bolsonaro quer ludibriar a população, que arque com as consequências de suas decisões, equivocadas na nossa opinião. Alguns veículos de comunicação, que aceitam ficar de joelhos diante do Palácio do Planalto, douram a pílula em troca de alguns tostões. Nós, do UCHO.INFO, não fazemos jornalismo de aluguel nem passamos a mão na cabeça de ditadores. Que fique claro!