Morre em São Paulo, aos 62 anos, o deputado federal, criminalista e ex-juiz Luiz Flávio Gomes

 
O deputado federal Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), de 62 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (1°), em São Paulo, em decorrência de complicações de uma leucemia. A informação foi divulgada pelo Hospital Sírio-Libanês, onde o parlamentar estava internado.

O parlamentar foi diagnosticado com a doença em setembro de 2019, quando licenciou-se do mandato para iniciar o tratamento. Realizou um bem-sucedido transplante de medula em janeiro deste ano, mas teve piora no quadro de saúde nos últimos dias.

Luiz Flávio Gomes, conhecido como LFG, foi eleito deputado pelo PSB, em 2018, com 86.433 votos. Ele também atuou como delegado, promotor de Justiça, juiz de Direito e professor.

Enquanto juiz titular da 26ª Vara Criminal da cidade de São Paulo, Luiz Flávio defendeu a simplificação dos tipos penais – à época mais de 700. O ex-juiz e criminalista ganhou projeção ao fundar a rede de ensino LFG, especializada em cursos da área jurídica e preparação para concursos, pioneira no Brasil em transmissão via satélite, negócio que vendeu em 2008.

 
Luiz Flávio Gomes escreveu mais de 60 livros de Direito e a obra “O jogo sujo da corrupção”. Antes de filiar-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), fundou o movimento “Quero um Brasil Ético”.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, lamentou a morte do companheiro de legenda. “Lamento a perda do deputado Luiz Flávio que, embora novato se revelou um grande quadro político e parlamentar, além de uma figura de extraordinário valor humano.”

Em nome da Câmara dos Deputados, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou: “Registro o pesar pelo falecimento do nosso querido deputado Luiz Flávio Gomes. Referência como professor de Direito, área à qual se dedicou ao longo da vida, ele foi um visionário no ensino à distância.”

Ex-governador de São Paulo, Márcio França, também filiado ao PSB, homenageou o companheiro de legenda: “Hoje perdemos um amigo valente! Obstinado e inteligente! Estreou tarde na política, mas sempre com sucesso!”.