“Arquiteto do rock”, Little Richard morre, aos 87 anos, nos Estados Unidos

 
Um dos pioneiros do rock’n’roll, Little Richard morreu neste sábado (9), aos 87 anos. Danny Penniman, filho do músico, confirmou a morte à revista Rolling Stone, mas disse que a causa é desconhecida. O agente do cantor informou posteriormente que o músico morreu em decorrência de câncer nos ossos.

Richard já estava com a saúde bastante debilitada havia alguns anos, sofrendo com problemas no nervo ciático e no quadril, o que levou-o a reduzir sobremaneira o número de shows. Além disso, o músico sofreu um derrame.

Nascido em 5 de dezembro de 1932, em Macon (Geórgia), Richard Wayne Penniman iniciou no mundo da música ainda na adolescência, na década de 1940. Em casa, Little sofria por sua orientação sexual e apanhava do pai.

Ele foi responsável por sucessos como “Tutti Frutti”, “Long Tall Sally”, “Rip It Up”, “Lucille”, “Good Golly Miss Molly”, entre outros. O músico se autoproclamava como “o arquiteto do rock”.

 
Little Richard vendeu mais de 30 milhões de discos e realizou uma série de gravações que ajudaram a estabelecer o rock’n’roll. Ele influenciou uma série de bandas e artistas como Beatles, Otis Redding, Creedence Clearwater Revival e David Bowie.

Com uma lista de fãs ilustres, entre eles Elton John e Paul McCartney, o músico também ganhou notoriedade por seu estilo extravagante durante as performances, que iam dos gritos fervorosos aos trajes coloridos e vibrantes.

Na vida pessoal, Richard oscilou entre momentos de rebeldia e períodos de religiosidade, situação conflitante refletida em suas músicas. Em 1958 tornou-se pastor evangélico, retomando a carreira musical somente em 1962.

Em 2009, Little Richard submeteu-se a cirurgia no quadril, o que obrigou a apresentar-se somente sentado. O artista anunciou sua aposentadoria em 2013 aos 80 anos.