Em vídeo de reunião, Bolsonaro chama Dória de “bosta” e Weintraub pede prisão dos ministros do STF

 
O vídeo da reunião ministerial do último dia 22 de abril tem conteúdo “devastador”, como afirmaram alguns investigadores da Polícia Federal que acompanharam a exibição da gravação, e traz registros que podem dificultar a atuação do governo de agora em diante.

A exibição da gravação aconteceu no Instituto Nacional de Criminalística da PF, na capital dos brasileiros, “em ato único”, como determinado pelo ministro Celso de Mello. A “sessão de cinema” contou com a participação de Moro e seus advogados, integrantes da Advocacia-Geral da União e procuradores e investigadores que acompanham rumoroso caso.

Em determinado trecho, o vídeo mostra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmando sem qualquer cerimônia “que todos tinham que ir para a cadeia, começando pelos ministros do STF”. Além disso, em outro trecho, Weintraub afirma que o Supremo Tribunal Federal é composto por “11 filhos da puta”.

 
A ministra Damares Alves – da Mulher, Família e Direitos Humanos – aparece no vídeo defendendo a prisão de governadores e prefeitos, revelam fontes que assistiram à exibição da gravação nesta terça (12), em Brasília. O vídeo é a principal prova do inquérito que apura as gravíssimas acusações feitas por Sérgio Moro contra Bolsonaro, que, segundo o ex-ministro da Justiça, tentou interferir politicamente no comando da Polícia Federal.

Na mesma reunião, como mostra a gravação, o presidente da República referiu-se ao governador de São Paulo, João Dória Júnior, como “bosta”, além de chamar integrantes do governo do Rio de Janeiro de “estrume”. Além dessas grosserias, o vídeo mostra em determinado trecho ataques, com palavras de baixo calão, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Após a exibição da gravação da reunião ministerial, o arquivo, copiado do original, que continua em poder da Polícia Federal, foi destruído na presença de todos os participantes do encontro: Sérgio Moro e seus advogados, integrantes da Advocacia-Geral da União e procuradores e investigadores que acompanham o caso.

O ministro Celso de Mello, do STF, avalia a possibilidade de levantar o sigilo parcial ou integral da gravação. O decano da Suprema Corte disse que decidirá “brevissimamente, em momento oportuno, sobre a divulgação, total ou parcial, dos registros audiovisuais contidos na mídia digital em questão”.