Vamos viajar para o Douro?

(*) Gabriella Esgaib

Há 5 anos frequento Portugal com assiduidade e posso dizer que é um dos destinos mais surpreendentes. Quantas vezes ouvimos falar que Portugal não passava de um país pobre dentro da União Europeia?

Essa fama mudou! Não deixou de ser um país que vem sobrevivendo a inúmeros altos e baixos, mas há 16 anos Portugal investiu maciçamente na Educação e no aprendizado. Toda a população passou a falar dois idiomas, no mínimo, e o investimento no setor de Turismo foi imenso.

O País adotou medidas que o colocaram em posição de destaque na mídia internacional, conquistando prêmios internacionais por todas os lados. Foi considerado o “Destino Top 10” para se visitar – e ainda é. Além disso, é considerado um dos 3 países mais pacíficos e seguros que existem.

De Norte a Sul encontramos belezas emblemáticas. Hoje vamos falar do Norte de Portugal, mas especificamente da Região do Douro.

O que dizer do Douro e suas lindas vinícolas em socalcos?

Aquele Rio Douro, sinuoso, que leva um pouco de mistério em passeios de barco por suas águas calmas. Xisto é a pedra que compõe a região, protegida por montanhas que seguram o vento que sopra do Atlântico.

Ali se tem um microclima ideal para o cultivo da videira, originando diversas castas o Vinho do Porto. É a primeira região vinícola demarcada do mundo. Produz vinho do Porto, Tawny e Vintage, além do vinho de mesa.

As temperaturas no Inverno chegam a marcas negativas, no verão o calor é quase insuportável.

Fazer uma visita às vindimas em final de agosto e setembro é uma atividade divertida e extremamente prazerosa. Mas proteja-se do sol, pois é forte e intenso.

Visitar as vinícolas e saber a fundo a história corajosa daqueles que lá habitam é uma experiência de cultura exacerbante.

O Douro é único e belo. Para conhecê-lo sugiro pelo menos 4 dias inteiros e de preferência na Primavera, quando tudo está lindo para receber o turista. Repleto de Quintas que se transformaram em hotéis de primeiríssima linha.

O viajante pode marcar inúmeras visitas e degustar fantásticos vinhos.

Um passeio incrível e imperdível!

Quer viajar pelo Douro? Acesse Portugal Sense 5 ou @portugalsense5 no Instagram

(*) Gabriella Esgaib, 51 anos, mãe de 3 rapazes, é Turismóloga, Gastrônoma, Personal Stylist e Interior Designer. Proprietária da Portugal Sense5, Consultoria de Viagens Enogastronômicas e Culturais para Portugal, que oferece experiências pra lá de especiais. Defensora de um estilo de vida com charme e praticidade, é criadora do grupo “Loucos por Dicas Gastronômicas”, que traz sugestões práticas de cozinha, dicas de restaurantes, viagens, mesas e “savoir-vivre”.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.