Com 35 mil vítimas, México supera a Itália em número de mortes provocadas pela Covid-19

 
O México tornou-se o quarto país com maior número de mortes decorrentes da pandemia do novo coronavírus. O Ministério da Saúde mexicano informou, no domingo (12), ter contabilizado um total de 35.006 óbitos pela Covid-19.

Com esse cenário trágico, o país latino-americano ultrapassou a Itália, que já registrou 34.954 vidas perdidas pela doença, e está atrás apenas de Estados Unidos, Brasil e Reino Unido.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que o desenvolvimento da pandemia no México “é positivo, é bom’”, ressaltando, em mensagem nas redes sociais, que apenas nove dos 32 estados do país tiveram aumentos de infecções.

“Em 23 estados, existe uma diminuição”, afirmou López Obrador. “Estamos cuidando para que não ocorra um saturamento dos hospitais desde o início da pandemia”, completou o governante, que no começo da crise provocada pelo vírus SARS-CoV-2 minimizou os efeitos da doença que já matou mais 571 mil pessoas e deixou 13 milhões de infectados.

 
O presidente do México garantiu que a epidemia “está perdendo intensidade” no país e insistiu que existe uma “outra pandemia”, que é a “do alarmismo e da imprensa marrom”, termo usado para se referir a veículos considerados sensacionalistas.

No entanto, em três dias da semana passada registraram-se recordes diários de novas infecções. O secretário de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde mexicano, Hugo López-Gatell Ramírez, informou que o total de casos confirmados do novo coronavírus chegou a 299.750 no domingo.

Em números absolutos de infecções, o México se encontra em sétimo lugar no mundo, atrás de Estados Unidos (3,3 milhões), Brasil (1,86 milhão), Índia (878 mil), Rússia (726 mil), Peru (326 mil) e Chile (315 mil), de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Em total de óbitos, o país latino-americano perde para os Estados Unidos, onde até este domingo foram contabilizados cerca de 135 mil mortos, Brasil, que tem mais de 72 mil vítimas, e Reino Unido, com quase 45 mil.

Nas últimas semanas, a América Latina se tornou um novo foco da pandemia, com mais de 144 mil mortes registradas oficialmente, segundo levantamento da agência de notícias AFP. Depois de Brasil e México, Peru, Chile e Colômbia são os países mais afetados. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.