África do Sul volta a impor restrições à população após explosão de casos de Covid-19

 
A África do Sul retomou nesta segunda-feira (13) medidas restritivas para impedir uma segunda onda de Covid-19, incluindo toque de recolher noturno e proibição de venda e transporte de bebidas alcoólicas.

De acordo com o governo de Pretória, o país tem mais de 276 mil infecções e cerca de 4,7 mil mortes. A África do Sul é a nação mais afetada do continente, além de ocupar o décimo lugar no ranking global de infecções e o quarto em contágios diários.

Ao anunciar as medidas, em pronunciamento no domingo (12), o presidente sul-africano, Matamela Cyril Ramaphosa, alertou o país para uma “tempestade de coronavírus”, que pode ser “muito mais feroz e mais destrutiva” do que a anterior.

No começo da pandemia, a África do Sul determinou um dos mais severos regimes de restrições no mundo, incluindo proibição de tabaco e bebidas alcoólicas. Contudo a disseminação do coronavírus disparou nas últimas semanas, depois da reabertura da economia em 1° de junho.

O volume de infecções diárias chegou a 12 mil, o equivalente a 500 por hora, obrigando o governo a determinar a volta do toque de recolher noturno, entre 21h e 4h, e a proibição da venda de álcool, medidas que haviam sido suspensas há apenas seis semanas.

O veto ao comércio de bebidas alcoólicas se destina a diminuir o número de urgências hospitalares derivadas do consumo do produto, para desafogar o sistema de saúde, especialmente as unidades de tratamento intensivo.

 

Ramaphosa também enfatizou que, apesar de a mortalidade do coronavírus na África do Sul continuar sendo uma das “mais baixas do mundo” (1,5%), é preocupante que 25% das 4.079 mortes registradas até o momento tenham ocorrido só na última semana.

Apesar das estatísticas preocupantes, o governo sul-africano por enquanto descartou retomar medidas de isolamento mais duras, como as adotadas entre fim de março e o início de junho, com sérios danos à economia.

“A recomendação que recebemos é que dar esse passo agora não necessariamente alcançaria uma redução significativa na taxa de transmissão, e teria um custo econômico extraordinário, colocando em risco os meios de subsistência e potencialmente causando danos sociais de longo prazo”, afirmou o presidente sul-africano.

O chefe de Estado destacou também a obrigação de usar máscaras e a proibição de visitar amigos ou familiares em casa – medidas já em vigor mas com níveis de adesão decrescentes. A maioria dos setores da economia, no entanto, permanecerá aberta com as medidas de precaução necessárias.

Segundo o chefe de Estado, o governo estima serão necessários cerca de 12 mil profissionais de saúde adicionais. O país também corre contra o relógio para continuar expandindo o número de leitos e unidades de terapia intensiva, pois segundo o Ministério da Saúde os recursos atuais não serão suficientes durante o pico da pandemia, prevista para entre fim de julho e setembro.

Especialmente preocupante é a explosão de casos registrados na província de Gauteng, onde se localizam Joanesburgo e Pretória, a qual já se tornou o novo epicentro da pandemia no continente africano. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.