Covid-19 leva um dos ícones do radiojornalismo brasileiro; José Paulo de Andrade morreu aos 78 anos

 
O jornalista José Paulo de Andrade morreu na madrugada desta sexta-feira (17), aos 78 anos, vítima de Covid-19, informou a Rádio Bandeirantes, onde ele trabalhou por mais de 50 anos.

Internado no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista, desde 7 de julho, há dois havia recebido diagnóstico de enfisema pulmonar. Há pelo menos dois anos o radialista recebera o diagnóstico de enfisema pulmonar.

Um dos ícones do radiojornalismo, José Paulo de Andrade sempre comandou o programa “O Pulo do Gato”, que apresentava desde 1973. Em mais de 50 anos na Rádio Bandeirantes, o jornalista esteve à frente de diversos outros programas da emissora, como o “Jornal de São Paulo” e “Entrevista Coletiva”. José Paulo foi sucessor de outro grande nome do rádio, Vicente Leporace.

Afastado da Bandeirantes para o tratamento da Covid-19, José Paulo de Andrade teve sua ausência notada por ouvintes, o que levou Thays Freitas, que trabalhava com o jornalista no “Jornal Gente”, revelar o diagnóstico de novo coronavírus.

 
Casado e pai de dois filhos, José Paulo era formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco (USP), “As Arcadas”. O jornalista ingressou na Rádio Bandeirantes em 1963 como locutor esportivo, função que exerceu durante 14 anos, mas sua carreira profissional teve início em 1960 como radioescuta do plantão esportivo da Rádio América de São Paulo.

Apesar de ter atuado durante décadas na Rádio Bandeirantes, José Paulo de Andrade participou de vários programas da TV Bandeirantes, principalmente em debates eleitorais e como comentarista político.

Após a notícia do falecimento de José Paulo de Andrade, o Grupo Bandeirantes divulgou nota de pesar pela morte do radialista.

“(…) Com uma voz firme, amplo conhecimento político-econômico, são-paulino fanático e um dos maiores formadores de opinião do Brasil, José Paulo tinha um coração gigante e um caráter ímpar”, destaca a nota. “Com 57 anos de Rádio Bandeirantes, José Paulo de Andrade deixará um legado indiscutível, um vazio enorme e muitas saudades.”

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.