Economia alemã sente os efeitos da pandemia de Covid-19 e tem retração histórica no segundo trimestre

 
A economia alemã registrou no segundo trimestre deste ano uma baixa histórica devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19. O Produto Interno Bruto (PIB) alemão de abril a junho caiu 10,1% em relação ao trimestre anterior, como anunciou nesta quinta-feira (30) o Destatis, agência de estatística do governo federal. É a queda trimestral mais acentuada desde 1970, quando os registros começaram. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o recuo foi de 11,7%.

O governo da primeira-ministra Anela Merkel prevê a pior recessão desde o final da Segunda Guerra Mundial. “Agora é oficial – a recessão do século”, disse o economista Andreas Scheuerle, do DekaBank, à agência de notícias Reuters. “Uma pequena criatura de 160 nanômetros chamada coronavírus conseguiu o que até agora quedas no mercado de ações ou choques no preço do petróleo não haviam conseguido”, completou.

A economia alemã já havia encolhido 2,2% no primeiro trimestre de 2020, antes do impacto das medidas de bloqueio. Contudo, as restrições impostas em meados de março para conter a disseminação do novo coronavírus, como fechamento do comércio e serviços e interrupções forçadas na produção, foram quase catastróficas para vários setores-chave na Alemanha.

As exportações e importações de bens e serviços caíram significativamente no segundo trimestre, assim como os gastos do consumidor privado e os investimentos das empresas em equipamentos como máquinas. O Estado, no entanto, aumentou seus gastos de consumo durante a crise.

 
Economistas acreditam que a economia se recuperará na segunda metade do ano, desde que o número de infecções não volte a aumentar significativamente. O Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW) prevê aumento de 3%. No entanto, provavelmente levará dois anos até que a queda histórica seja de fato compensada, disse o diretor de negócios do DIW, Claus Michelsen.

Segundo o Bundesbank, o banco central alemão, o ponto mais baixo da atividade econômica foi alcançado em abril. De acordo com suas previsões, o terceiro e o quarto trimestres deste ano devem subir significativamente. “O pacote de estímulo econômico mais recente também contribuirá para isso”, escreveram os especialistas no último relatório mensal.

Em abril, a Alemanha projetava uma queda no PIB de 6,7%. O governo alemão lançou um pacote de estímulo no valor de 130 bilhões de euros para 2020 e 2021.

Apesar da expectativa de recuperação para o ano como um todo, o governo alemão está prevendo a pior recessão desde o final da Segunda Guerra Mundial. O declínio atual é o maior desde a crise financeira global, em 2009. Na época, o PIB alemão diminuiu 5,7% – de abril a junho a queda foi de 7,9%.

Depois de semanas de estabilidade, nos últimos dias o número de casos do novo coronavírus voltou a subir na Alemanha, preocupando as autoridades, que temem uma segunda onda da doença. Caso medidas restritivas precisem ser reimpostas, a economia pode voltar a sofrer. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.