Braga Netto, chefe da Casa Civil, é o sétimo ministro do governo Bolsonaro a contrair Covid-19

 
À sombra do negacionismo irresponsável do presidente Jair Bolsonaro, que continua a desdenhar do efeito devastador da pandemia do novo coronavírus, mais um ministro de Estado testou positivo para a Covid-19. Trata-se do chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, de acordo com informações da assessoria da pasta, divulgadas na manhã desta segunda-feira (3).

Braga Netto, 63 anos, faixa etária que o coloca no chamado grupo de risco, está assintomático e passa bem, mas ficará em isolamento nos próximos dias, até novo teste e avaliação médica. Nesse período, o chefe da Casa Civil cumprirá a agenda remotamente.

Braga Netto é o sétimo ministro de Bolsonaro infectado pelo novo coronavírus. Além do chefe da Casa Civil, contraíram a doença os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Milton Ribeiro (Educação), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União). Na última semana, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, anunciou ter sido infectada pelo vírus SARS-CoV-2.

 
O presidente da República também já teve Covid-19. Em 7 de julho, Bolsonaro anunciou que o resultado do exame para Covid-19 havia dado positivo. No dia 25 de julho, disse que estava curado.

Logo após a pandemia da Covid-19 aterrissar no Brasil, Bolsonaro, embalado pelo deboche oficial, classificou a Covid-19 como “gripezinha” e “resfriadinho”, além de afirmar que as mortes pela doença eram consequência natural da vida, como se nada importasse a dor vivida pelas famílias dos que sucumbiram ao novo coronavírus.

Na última sexta-feira (31), na cidade gaúcha de Bagé, Bolsonaro voltou a provocar aglomerações, contrariando as recomendações dos especialistas em saúde de todo o planeta.

“Eu estou no grupo de risco. Agora, eu nunca negligenciei. Eu sabia que um dia ia pegar. Infelizmente, acho que quase todos vocês vão pegar um dia. Tem medo do quê? Enfrenta!”, disse o presidente, em mais uma demonstração de irresponsabilidade genocida.

 

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.