Kenosha: Trump condena protestos, declara apoio à polícia e defende jovem branco que matou manifestantes

 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ignorou apelos de autoridades do estado de Wisconsin e visitou nesta terça-feira (1) a cidade de Kenosha, palco de mais um episódio recente de violência policial contra um homem negro que resultou em vários dias de protestos e confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança.

Trump evitou contato com a família de Jacob Blake, o homem de 29 anos alvejado com sete tiros nas costas por um policial branco no dia 23 de agosto, no incidente que deflagrou os protestos em Kenosha.

Ao contrário, o objetivo de Trump, que busca a reeleição, era agradar aos supremacistas brancos que o apoiam demonstrar apoio à polícia e, mais uma vez, tentar transmitir uma imagem de defensor da lei e da ordem, em um país amplamente dividido pelas tensões raciais.

Em uma cidade abalada pela onda de conflitos e distúrbios dos últimos dias, Donald Trump optou por se reunir com representantes das forças de segurança e alguns proprietários de estabelecimentos comerciais que foram saqueados e incendiados durante as manifestações.

O republicano teceu elogios à polícia local e exaltou a atuação da Guarda Nacional, convocada após várias noites de protestos pacíficos que resultaram em violentos confrontos, agravados pela presença de milicianos armados. Ele disse que a cidade foi devastada por “revoltas antipolícia e antiamericanas”.

O governador de Wisconsin e o prefeito de Kenosha – ambos do Partido Democrata – haviam pedido que o presidente evitasse ir à cidade, temendo novo acirramento das tensões, além de permitir que a população pudesse cicatrizar as feridas deixadas pelos atos de violência.

Trump, porém, utilizou a visita para tentar obter para si os créditos da restauração da paz na cidade desde a chegada da Guarda Nacional, mesmo que a iniciativa de pedir reforços das tropas federais tenha partido do governo estadual.

“Estes não são atos de manifestantes pacíficos, mas, realmente, de terrorismo doméstico”, afirmou Trump. “Para pôr fim à violência política, temos que confrontar a ideologia radical […] temos que condenar a perigosa retórica antipolícia.”

 
Matérias relacionadas
. EUA: protestos eclodem em Wisconsin após novo caso de violência policial contra homem negro
. Homem negro baleado pelas costas em ação policial nos EUA está com corpo parcialmente paralisado
. EUA: polícia prende jovem de 17 anos suspeito de matar duas pessoas em protesto na cidade de Kenosha
. Trump diz que NBA é “organização política”, mas LeBron James declara “guerra” ao presidente dos EUA

O presidente prometeu reconstruir Kenosha e disponibilizar verbas do governo federal para o estado de Wisconsin, bastante disputado por republicanos e democratas por ser considerado fundamental para as pretensões de ambos os lados nas eleições presidenciais.

Em 2016, quando derrotou a democrata Hillary Clinton na disputa pela Casa Branca, Trump venceu por margem apertada no Wisconsin e sabe que precisa agora conquistar o apoio dos eleitores locais para ampliar sua base no estado até a votação do dia 3 de novembro.

Os distúrbios em Wisconsin se seguiram a meses de acirramento das tensões raciais deflagradas após o assassinato de George Floyd, um homem negro de 46 anos, na cidade de Minneapolis em 25 de maio. Floyd morreu após ser brutalmente imobilizado por um policial branco. Sua morte deu início à recente onda de protestos antirracismo em todo o país.

Em Kenosha, durante o caos gerado pelas manifestações, um jovem branco de 17 anos, armado com um fuzil semiautomático matou, duas pessoas nas ruas da cidade. Depois de ser preso pela polícia do estado de Illinois, ele alegou que agiu para proteger algumas lojas de serem saqueadas.

Trump chegou a defender o adolescente branco, que enfrenta seis acusações na Justiça, e se recusou a condenar a violência perpetrada por seus apoiadores, alguns dos quais também foram vistos fortemente armados pelas ruas de Kenosha.

Contudo, quando um de seus simpatizantes foi morto a tiros nas ruas de Portland, no Oregon – cidade que há três meses convive diariamente com protestos antirracismo – o presidente lamentou o incidente ao afirmar que “um homem foi executado em plena rua”.

O sistema eleitoral americano é complexo e difere do brasileiro, podendo revelar surpresas ao fim das votações, mas Trump começa a demonstrar preocupação exacerbada diante da possibilidade de não conquistar um novo mandato. O UCHO.INFO continua afirmando que Trump, por ter a caneta presidencial e a máquina do governo nas mãos, tem chances de vencer disputa pela Casa Branca, mas se o candidato democrata Joe Biden reagir à altura, o presidente precisará limpar as gavetas. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.