Laboratórios francês e sueco confirmam envenenamento do oposicionista russo Alexei Navalny

 
Laboratórios da França e da Suécia confirmaram que o líder oposicionista russo Alexei Navalny foi envenenado com um agente neurotóxico do tipo Novichok, anunciou nesta segunda-feira (14) o governo da Alemanha.

“Renovamos nosso apelo à Rússia para que forneça os esclarecimentos sobre o que se passou”, afirmou o governo alemão, que reforçou a declaração de que o envenenamento constitui uma “grave violação” da Convenção sobre Armas Químicas.

Um dos maiores críticos do governo do presidente Vladimir Putin, o oposicionista Navalny, de 44 anos, é conhecido por seus inquéritos anticorrupção mirando a elite política russa. Ele sentiu-se mal durante uma viagem de avião em 20 de agosto e foi hospitalizado de urgência em Omsk, na Sibéria, antes de ser transportado em coma induzido para Berlim.

 
Matérias relacionadas
. Yulia Skripal, filha de ex-espião russo envenenado no Reino Unido, deixa hospital
. Opaq confirma que ex-espião russo foi envenenado no Reino Unido com Novichok
. Casal britânico foi envenenado por agente neurotóxico Novichok
. Morre britânica exposta a agente neurotóxico Novichok
. Hospital de Berlim encontra sinais de envenenamento no oposicionista russo Alexei Navalny

A Alemanha e outros países ocidentais acusaram as autoridades russas de envenenamento, mas o Kremlin rejeitou qualquer envolvimento no caso e solicitou à Alemanha que compartilhe os documentos que comprovam o envenenamento.

De acordo com as autoridades alemãs, o principal opositor do Kremlin foi, “sem dúvida”, envenenado na Rússia por um agente do tipo Novichok, uma substância concebida na época soviética para fins militares e já utilizada contra o ex-agente duplo russo Serguei Skripal e sua filha Yulia, em 2018, na Inglaterra. O envenenamento havia sido constado por um laboratório especial, a pedido do Hospital Universitário Charité de Berlim, onde Navalny está internado, segundo anunciou Berlim.

Uma semana após deixar o coma, Navalny não está mais respirando com a ajuda de aparelhos, vem recuperando os movimentos e já consegue sair da cama, segundo informou o hospital nesta segunda-feira.

Pressionado por alguns políticos alemães, o ministro do Exterior, Heiko Maas, afirmou no início do mês que a Alemanha cogitava discutir possíveis sanções à Rússia pelo envenenamento. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.