Ao acenar com veto à desindexação de salários e benefícios, Bolsonaro deixa Paulo Guedes sem função

 
Em matéria publicada na edição de terça-feira (15), o UCHO.INFO afirmou que a permanência de Paulo Guedes no governo havia entrado na modalidade contagem regressiva. Isso porque nos últimos dias o ainda ministro da Economia vem sendo desautorizado de forma sistemática pelo presidente Jair Bolsonaro, que trocou o liberalismo econômico pelo populismo barato, em nome de seu projeto de reeleição.

O anúncio feito por Bolsonaro de que o Renda Brasil está descartado e ninguém no governo tem autorização para falar sobre o programa social até 2022 foi o primeiro sinal evidente de que o processo de fritura de Guedes avançou. “Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família. E ponto final”, declarou o presidente.

O cenário piorou sobremaneira com a informação de que o presidente da República autorizou a inclusão de previsão de gastos no Orçamento de 2021 para financiar um novo programa de transferência de renda.

No contraponto da polêmica que surgiu a partir do Renda Brasil, cresceu no Palácio do Planalto a pressão para que o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, peça demissão. Em entrevista concedida no último domingo (13), Waldery disse que a equipe econômica estudava a possibilidade de congelar salários e aposentadorias por dois anos e restringir a concessão do auxílio-desemprego, entre outras medidas, para abrir espaço no Orçamento e conseguir custear o programa que substituiria o Bolsa Família.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Bolsonaro não apenas criticou a ideia, mas mostrou “cartão vermelho” para a equipe econômica comandada por Paulo Guedes, que por sua vez se fez de desentendido.

 
Matérias relacionadas
. Ao descartar o Renda Brasil, Bolsonaro sinaliza que Paulo Guedes está com os dias contados
. Após “sepultar” o Renda Brasil, Bolsonaro autoriza inserir no Orçamento de 2021 novo programa social

“Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência, [é] um devaneio de alguém que está desconectado com a realidade. Como já disse, jamais tiraria dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos”, declarou Bolsonaro.

À frente da mais ampla e importante secretaria especial do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues é pessoa de confiança de Guedes, que a reboque de comportamento covarde aguarda um pedido de demissão do assessor. Isso porque Rodrigues, apesar de “carregar o piano”, tem colecionado frentes de atrito com outros integrantes da pasta, o que provocou algumas baixas na equipe.

Também na terça-feira, o presidente da República novamente deu mostras de que Guedes está com os dias contados. Ele sinalizou com a possibilidade de vetar a desindexação de salários e benefícios, um dos principais pilares do Pacto Federativo que a equipe econômica vem negociando com os governos estaduais.

Como temos afirmado, Paulo Guedes continua ministro da Economia impulsionado por sua desmedida teimosia, pois em qualquer governo minimamente sério e responsável sua exoneração já teria sido publicada no Diário Oficial da União.

Com o presidente da República debruçado sobre seu projeto de reeleição e a economia ainda atolada na vala da crise, Paulo Guedes, o outrora “Posto Ipiranga”, deveria começar a esvaziar as gavetas. Afinal, seu papel no governo agora é de “sparring” do populismo barato de Bolsonaro.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.