Ex-presidente do Uruguai, “Pepe” Mujica renuncia ao mandato de senador

 
O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica (2010-2015), importante figura da esquerda latino-americana, anunciou nesta terça-feira (20) sua renúncia ao Senado, marcando assim sua aposentadoria em cargos públicos. Mujica, de 85 anos, porém, disse que pretende continuar atuando na política.

A decisão de renunciar ao Senado foi impulsionada pela pandemia de Covid-19. Eleito deputado pela primeira vez em 1995, o ex-presidente sofre de doença autoimune. “Isto não significa o abandono da política, mas sim o abandono da primeira fila, por entender que um dirigente é aquele que dá vantagem às pessoas que o superam. Vou agradecido, com muitas recordações e profunda nostalgia. A pandemia me derrubou”, disse Mujica em seu discurso de despedida.

Pepe Mujica deixou uma mensagem aos jovens. “Triunfar na vida não é ganhar. É levantar e recomeçar cada vez que se cai”, destacou. “Tenho uma boa quantidade de defeitos. Sou passional, mas no meu jardim, há décadas, não cultivo o ódio, porque aprendi uma dura lição que a vida me impôs, o ódio termina tornando estúpido, nos faz perder a objetividade”, acrescentou.

Ex-guerrilheiro e considerado orador espontâneo, sem “papas na língua” e muitas vezes polêmico, Mujica tornou-se internacionalmente famoso pelas medidas progressivas adotadas no Uruguai durante seu governo, como a legalização do aborto, do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da maconha. Ele também doou quase todas as suas remunerações a um programa de habitação social, ganhando o apelido de “o presidente mais pobre do mundo”.

 
Nascido em 1935, nos arredores de Montevidéu, Mujica foi nos anos 1960 um dos fundadores do Movimento de Liberação Nacional Tupamaros, grupo urbano de guerrilha de extrema-esquerda que operou antes e durante a ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985).

Preso várias vezes durante a ditadura, além de ter ficado na solitária, Pepe também foi torturado. Em 1994, foi eleito deputado e em 1999, senador.

Antes de se tornar presidente, ocupou o cargo de ministro da Agricultura entre 2005 e 2008, quando reivindicou as suas raízes camponesas a tal ponto que se ofereceu para organizar os seus conselhos ministeriais na sua pequena fazenda, onde continuou a cultivar flores.

Além de Mujica, o ex-presidente Julio Maria Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000), de 84 anos, também apresentou nesta terça-feira sua renúncia ao Senado. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.