Covid-19: protestos contra restrições na Itália resultam em violência e enfrentamentos

 
Protestos contra as recentes medidas do governo do primeiro-ministro Giuseppe Conte para conter a pandemia de Covid-19 resultaram em violência e enfrentamentos entre manifestantes e policiais em várias cidades da Itália na segunda-feira (26).

Entre os manifestantes estavam comerciantes e taxistas, que reclamam dos prejuízos causados por fechamentos de lojas e da falta de apoio do governo. A Itália deverá enfrentar este ano a pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Em Turim e Milão, centenas de pessoas saíram às ruas. A polícia usou gás lacrimogêneo, enquanto os manifestantes arremessaram pedras, garrafas e fogos de artifício. Milão é a capital da Lombardia, a região mais populosa da Itália e também a com o maior número de contágios.

De acordo com a agência de notícias Ansa, a manifestação em Turim reuniu centenas de taxistas na Piazza Castello contra “a falta de apoio econômico” por parte do governo. Outro ato contra “ditadura, toque de recolher e lockdown” foi convocado na praça Vittorio Veneto.

A polícia de Turim comunicou que prendeu duas pessoas que carregavam artigos roubados de lojas de um centro comercial que foi atacado em meio aos protestos.

 
Em Milão, centenas de pessoas protestaram na rua comercial mais importante da cidade, a Corso Buenos Aires, noticiou a Ansa. Elas lançaram fogos de artifício e coquetéis molotov e gritaram palavras de ordem contra Giuseppe Conte.

As autoridades de Milão disseram que 28 pessoas, incluindo 13 menores, foram denunciadas por destruição de patrimônio público e violência contra policiais. A polícia comunicou que os detidos fazem parte de torcidas organizadas e grupos de extrema direita.

Também houve protestos em Cremona, Catânia, Nápoles, Bolonha, Florença, Parma, Treviso, Trieste, Gênova e Viareggio, entre várias outras cidades.

Manifestações semelhantes já haviam ocorrido na noite de sexta-feira em Nápoles e no sábado à noite em Roma, também com atos violentos.

Conte anunciou no último domingo (25) uma série de novas restrições na Itália. Cinemas, teatros, academias e piscinas deverão fechar sob as novas regras, enquanto bares e restaurantes terão que deixar de atender clientes a partir de 18 horas. As regras valem até 24 de novembro.

O país europeu já registrou mais de 540 mil infecções pelo novo coronavírus, sendo que mais de 37 mil pessoas já morreram em decorrência da Covid-19. No domingo, a Itália teve recorde de mais de 21 mil novas infecções pelo novo coronavírus em apenas um dia. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.