Participação nas eleições dos Estados Unidos deve ser a maior em 120 anos

 
A taxa de votação antecipada nos Estados Unidos nas eleições de 2020 já havia quebrado recordes, mas agora parece que a participação do eleitorado no pleito também deve estabelecer uma nova marca – possivelmente a maior dos últimos 120 anos.

De acordo com estimativas do projeto “Eleições”, da Universidade da Flórida, mais de 160 milhões de americanos podem ter votado na eleição presidencial. O número corresponde a 66,9% da população que pode votar compareceu às urnas ou votou pelo correio. A marca pode ultrapassar os recordes de 1904 e 1908, quando 65,2% e 65,4% do eleitorado participou, respectivamente. O recorde só ficaria atrás do comparecimento registrado em 1900, quando 73,2% dos eleitores participaram. Em 2016, o comparecimento foi de 55.7%.

A alta participação é especialmente chamativa por ocorrer durante uma pandemia global, evento que poderia ter desestimulado muitos americanos a votar. Como resultado, grande número de eleitores usou cédulas pelo correio para votar.

 
O pleito também foi marcado por outro recorde. O democrata à Casa Branca, Joe Biden, se tornou o candidato que obteve mais votos num pleito presidencial da história dos EUA. Nesta quarta-feira, ele ultrapassou Barack Obama na contagem de votos populares.

Até o momento, Biden já conquistou 69.950.229 votos populares. A apuração ainda não terminou, portanto, o democrata pode aumentar ainda mais essa margem. Em 2008, Obama recebeu 69.498.516 votos e, na eleição seguinte, 2012, 65.915.795. No entanto, Biden ainda não atingiu a marca de 270 votos no Colégio Eleitoral. A contagem segue em sete estados que devem decidir a disputa. Por enquanto, Biden tem 237 votos, segundo contagem do New York Times. Trump tem 214.

O presidente Donald Trump, que perdeu no voto popular em 2016, segue com 66.979.605 votos no pleito de 2020. Na eleição anterior, ele obteve 62.984.828 ao seu favor, contra 65.853.514 da democrata Hillary Clinton. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.