Com 64,07% dos votos, Eduardo Paes impõe derrota histórica a Crivella no RJ e deixa Bolsonaro preocupado

 
Eduardo Paes (DEM) foi eleito neste domingo (29) para a Prefeitura do Rio de Janeiro com 64,07% dos votos válidos. O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que buscava a reeleição, sofreu uma derrota acachapante e obteve 35,93%.

Paes venceu em todas 59 zonas eleitorais do Rio de Janeiro. Em Copacabana, bairro com o maior número de idosos do País, Crivella teve apenas 20% dos votos válidos. No vizinho bairro de Ipanema, o fiasco foi ainda maior: 15% dos votos válidos. É importante ressaltar que o Rio de Janeiro é a cidade do presidente Jair Bolsonaro, onde ele se elegeu por sete vezes deputado federal. Em outras palavras, Bolsonaro, cabo eleitoral da pior qualidade, é o pior derrotada das eleições 2020.

Após o resultado, Paes celebrou o que chamou de “vitória da política” contra a radicalização. “A primeira mensagem que eu queria passar é de agradecimento, aos cariocas que foram às urnas e acreditaram nas nossas propostas. Queria também celebrar aqui uma vitória da política. Nós passamos os últimos anos radicalizando a política brasileira. O resultado desse radicalismo certamente não fez bem a nenhum de nós cariocas, não fez bem a nenhum de nós brasileiros.”

Veterano da política carioca, Paes vai voltar à prefeitura após um hiato de quatro anos, no qual acumulou uma derrota na corrida ao governo do estado do Rio de Janeiro e uma troca de partido, passando do MDB para o DEM. Ele comandou o Executivo municipal entre 2009 e 2017.

Em uma campanha marcada por poucas propostas, Eduardo Paes contou com a ajuda da impopularidade de Crivella, avaliado negativamente por 60% da população da capital fluminense em pesquisa Ibope divulgada há uma semana.

 
O resultado do Rio de Janeiro também marca um revés tanto para o bolsonarismo quanto para as ambições políticas da Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo. Crivella é sobrinho do chefe da Universal e sua vitória no pleito de 2016 deveria ter servido de vitrine para a capacidade de administração para políticos evangélicos que fizeram carreira em pautas de costumes.

No entanto, o projeto não funcionou. Marcelo Crivella não apenas se tornou um dos prefeitos mais impopulares da história do Rio, como colecionou uma sucessão de escândalos durante sua administração – ele chegou a ser alvo de dois pedidos de abertura de processo de impeachment.

Os quase intermináveis quatro anos do mandato de Marcelo Crivella foram marcados por episódios infames, como a apreensão de um gibi durante a Bienal do Livro de 2019 e a criação de uma gangue de assessores com o objetivo de tumultuar reportagens sobre a situação da saúde no município.

Nos últimos dias, em clara desvantagem nas pesquisas, Crivella voltou a apelar para a velha pauta de costumes que projetou sua carreira política, acusando falsamente Paes de querer implementar a “pedofilia” nas escolas do município. Em um aceno ao presidente Jair Bolsonaro, ele ainda fez comentários homofóbicos sobre um desafeto do presidente, o governador paulista João Dória Júnior (PSDB).

A derrota do prefeito do Rio de Janeiro acendeu a luz vermelha no campo do bolsonarismo. Nas últimas semanas, Crivella tentou de forma insistente associar sua imagem com a do presidente da República, na expectativa de repetir o efeito que impulsionou candidaturas alinhadas a Bolsonaro em 2018. O presidente chegou a declarar apoio ao prefeito carioca nos dois turnos, mas não se dedicou de maneira ostensiva na conquista de eleitores para seu suposto aliado. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.