Covid-19: Reino Unido desaconselha vacina da Pfizer-Biontech para pessoas com “alergias significativas”

 
A agência reguladora de saúde do Reino Unido recomendou, nesta quarta-feira (9), que pessoas com histórico de reações alérgicas fortes não tomem a vacina da Pfizer-Biontech contra Covid-19. Na véspera, o país iniciou a vacinação em massa contra a doença, sendo que dois casos de efeitos colaterais adversos exigiram tratamento.

“Como é comum com novas vacinas, a MHRA (reguladora) recomendou, em caráter preventivo, que pessoas com um histórico significativo de reações alérgicas não recebam essa vacinação”, declarou Stephen Powis, diretor médico nacional do National Health Service (NHS) da Inglaterra.

Os dois pacientes pertencem ao serviço de saúde estatal, cujos membros estão entre os primeiros a receber o imunizante. Powis acrescentou que ambos estão se recuperando bem. A “Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency” (MHRA), órgão regulador independente, explica que reações alérgicas “significativas” incluem aquelas a medicamentos, alimentos ou vacinas.

 
“Nenhuma etapa foi pulada”

Na terça-feira, milhares de britânicos tornaram-se os primeiros cidadãos do mundo ocidental a receber uma vacina aprovada contra a Covid-19, na maior iniciativa de imunização da história do NHS, desde que foi criado, em 1948. A ministração será em duas doses, com intervalo de 21 dias.

O Reino Unido recebeu primeiramente cerca de 800 mil doses e até o fim de dezembro conta com a chegada de 4 milhões, de uma encomenda total de 40 milhões de unidades. Entre os primeiros atendidos estão os maiores de 80 anos e pessoal de saúde e serviços sociais.

O diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla, declarou compreender as apreensões globais quanto à rapidez com que as farmacêuticas produziram o imunizante contra o novo coronavírus, porém insistiu que nenhuma etapa foi pulada: o medicamento teria sido testado “exatamente do mesmo modo como estamos testando qualquer vacina que está circulando por aí”.

A empresa está informada pelo MHRA sobre as reações alérgicas no Reino Unido. No entanto, durante os testes da fase 3, com mais de 40 mil voluntários, a vacina foi “em geral bem tolerada, sem ressalvas de segurança sérias”, assegurou. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.