Joe Biden e Kamala Harris são eleitos Personalidades do Ano pela revista “Time”

 
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, foram nomeados Personalidades do Ano pela revista americana “Time”, anunciou a publicação nesta sexta-feira (11).

O democrata, de 78 anos, que deverá tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro, e Kamala Harris, a primeira mulher a assumir o cargo, deixaram para trás outros três finalistas: Donald Trump; o movimento contra as desigualdades raciais desencadeado pela morte do afro-americano George Floyd; o epidemiologista americano Anthony Fauci e profissionais de saúde que trabalham no combate ao novo coronavírus.

“Mudando a história”

A capa da revista mostra um retrato de Biden e Harris de perfil, com o título “mudando a história dos EUA”. Em texto que explica a escolha, o editor-chefe da publicação, Edward Felsenthal, recorda que todos os presidentes americanos desde Franklin D. Roosevelt foram “em algum momento durante o seu mandato Personalidade do Ano”, destacando, no entanto, que é a primeira vez que um vice-presidente merece a distinção.

“Por mudar a história americana, por mostrar que as forças da empatia são maiores do que as fúrias da divisão, por compartilhar uma visão de cura em um mundo de luto, Joe Biden e Kamala Harris são a Personalidade do Ano de 2020 da Time”, destacou Felsenthal.

 
Ele recordou que Harris é “a primeira mulher eleita para o cargo, filha de pai jamaicano e de mãe indiana”, considerando que a escolha “é uma mensagem poderosa”, em um ano de “luta épica pela justiça racial’.

Felsenthal ressaltou também que a dupla vencedora das eleições presidenciais de 3 de novembro obteve o maior número de votos da história, derrotando Trump por sete milhões de votos.

Greta Thunberg

Em 2019, a escolhida pela revista foi a ativista do clima Greta Thunberg, a pessoa mais jovem a conquistar o título. Desde 1927 a Time escolhe uma personalidade ou grupo de pessoas que mais tenham marcado o ano, “para o melhor e o pior”.

Junto com sua homenagem de Personalidade do Ano, a revista Time nomeou o grupo pop coreano BTS como Artista do Ano e o astro do basquete LeBron James como Atleta do Ano.

Na última semana, a Time nomeou Gitanjali Rao, inventora americana de 15 anos, como sua primeira Criança do Ano. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.