Colégio Eleitoral confirma o democrata Joe Biden como presidente eleito dos Estados Unidos

 
O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos oficializou nesta segunda-feira (14) a vitória dos democratas Joe Biden e Kamala Harris nas eleições presidenciais americanas, realizadas em 3 de novembro. A manifestação dos 538 delegados eleitorais, divididos entre os 50 estados dos EUA e o Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington, é uma das etapas formais que ocorrem entre a eleição propriamente dita e a posse do vencedor, em 20 de janeiro.

Os delegados votam de acordo com os resultados das urnas, sendo que as cédulas serão enviadas a Washington, onde serão recebidas em caráter oficial, em janeiro, durante solenidade no Congresso americano.

A confirmação pelos delegados eleitorais do resultado da disputa pela Casa Branca coloca um ponto final nas fracassadas tentativas do presidente Donald Trump de anular o pleito sob a alegação de fraude.

Trump, que continua não reconhecendo os resultados da recente corrida presidencial americana, recorreu sem sucesso à Justiça de vários estados do país para invalidar as eleições e com essa investida conseguiu arrecadar aproximadamente US$ 290 milhões em doações de apoiadores para custear as ações judiciais.

 
Do total de delegados do Colégio Eleitoral, Joe Biden e Kamala Harris conseguiram os votos de 306, enquanto Trump e Mike Pence, 232. O candidato democrata à presidência dos EUA precisava de 270 votos para ser declarado vencedor.

A vitória de Biden foi formalmente confirmada quando os 55 delegados da Califórnia votaram de forma unanime a seu favor, garantindo o número mínimo de 270 votos. Logo após a leitura do resultado, os delegados, reunidos em Sacramento, aplaudiram e gritaram para comemorar a vitória do democrata.

Com a confirmação oficial do resultado das eleições presidenciais, Biden deve discursar na noite desta segunda-feira, por volta das 22 horas. De acordo com trechos do discurso divulgados por agências de notícias, o democrata deve dizer que “nem mesmo abuso de poder” conseguirá interromper uma transição pacífica no comando do país.

Biden pedirá aos americanos, no ao longo do discurso, para “virarem a página” da eleição. “Nós, o povo, votamos. Foi mantida a fé em nossas instituições. A integridade de nossas eleições permanece intacta. E então, agora é hora de virar a página. Para unir. Para curar”, dirá o presidente eleito dos EUA.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.