Mitômano e dissimulado, Bolsonaro diz em evento palaciano que a Covid-19 sempre foi motivo de preocupação

 
Após meses a fio marcados pelo negacionismo torpe e pela irresponsabilidade genocida do presidente Jair Bolsonaro, o governo federal lançou oficialmente, nesta quarta-feira (16), o programa nacional de vacinação contra a Covid-19, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

O plano já havia sido apresentado pelo Ministério da Saúde no último sábado (12), após ultimato do Supremo Tribunal Federal (STF). A estratégia do governo foi apresentada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, e pelo presidente da República.

Bolsonaro, que desde o advento da pandemia do novo coronavírus minimizou em diversas ocasiões a doença, inclusive com declarações infundadas e mentirosas, afirmou que a Covid-19 sempre foi motivo de preocupação.

“Realmente, nos afligiu desde o início. Não sabíamos o que era esse vírus, como ainda não sabemos em grande parte. E nós todos, irmanados, estamos na iminência de apresentar uma alternativa concreta para nos livrarmos desse mal”, afirmou o chefe do Executivo federal.

Percebendo que sua derrota política no campo da pandemia é algo irreversível, Bolsonaro tenta virar a página ao afirmar que se houve exageros entre membros do governo durante o avanço da pandemia no País, foi “no afã de encontrar uma solução”.

 
Populista medíocre, Bolsonaro não se avexa ao recorrer à mitomania para jogar uma cortina de fumaça sobre sua devastadora incompetência. Em distintas ocasiões, o presidente disse que a Covid-19 é apenas uma “gripezinha” ou “resfriadinho” e sugeriu que a doença só alcança “maricas” e “frouxos”.

Muito além desses destampatórios, o presidente cometeu o absurdo de recomendar aos brasileiros o uso da hidroxicloroquina, medicamento que não tem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19 e provoca efeitos colaterais graves, o que explica a necessidade de constante acompanhamento médico-hospitalar durante o uso do fármaco.

Não obstante, Bolsonaro afirmou, há dias, que não tomará a vacina contra a Covid-19. “Se alguém achar que minha vida está em risco, o problema é meu e ponto final”, disse em entrevista à Band. “Esse vírus é igual a uma chuva, vai pegar em todo mundo.”

Ultrapassa com folga as fronteiras da sandice um chefe de Estado que, em vez de servir de exemplo para a opinião pública, incentiva a população a não se vacinar, o que de chofre coloca em risco a vida dos cidadãos e na sequencia compromete a retomada da economia, maior preocupação do presidente.

Que os brasileiros não caiam na mais nova esparrela palaciana, pois Jair Bolsonaro não está preocupado com a saúde da população, mas, sim, com seu projeto de reeleição. Essa mudança de postura é explicada pela necessidade de Bolsonaro de permanecer no cargo e avançar com seus absurdos balões de ensaio, os quais servem apenas para desviar a atenção da sociedade para outros temas, que não os escândalos envolvendo o próprio presidente da República e seus familiares.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.