Em ato terrorista, apoiadores de Trump invadem Congresso dos EUA e destroem setores do Capitólio

 
Apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em claro ato de terrorismo, invadiram nesta quarta-feira (6) o Capitólio durante a sessão que certificaria a vitória do democrata Joe Biden nas eleições de novembro, forçando a saída abrupta de parlamentares e a interrupção da cerimônia.

Criminosos, os militantes que defendem o ainda presidente dos EUA conseguiram romper diversas barreiras erguidas pela polícia, invadiram o prédio do Congresso e foram vistos em diversos pontos do edifício. Um dos manifestantes sentou-se na cadeira da presidência do Senado e passou a gritar “Trump venceu essa eleição!”.

Durante a invasão, uma mulher foi baleada e, segundo a rede NBC News, morreu. Houve uso de gás lacrimogênio no edifício. “Fomos instruídos a deitar no chão e vestir nossas máscaras de gás”, escreveu no Twitter o deputado democrata Dan Kildee, enquanto se protegia no prédio.

De acordo com relatos da imprensa norte-americana, um aviso sonoro começou a tocar no prédio enquanto os congressistas se preparavam para confirmar a vitória de Biden. “Ameaça externa de segurança”, dizia o aviso, acrescentando que ninguém deveria sair ou entrar no Capitólio.

Jornalistas foram orientados a permanecer no comitê de imprensa do Senado, e as portas foram fechadas. Alguns senadores e deputados depois foram vistos sendo retirados do edifício.

A invasão ocorreu depois que o vice-presidente Mike Pence se recusou a atender a um pedido de Trump para bloquear a confirmação da vitória de Biden. Cabe ao vice-presidente do país presidir a sessão conjunta do Congresso na qual os votos do Colégio Eleitoral são contados e, ao final, anunciar quem foi o vencedor.

Trump havia estimulado seus apoiadores a marchar em direção ao Congresso. Após a invasão do prédio, ele solicitou, pelo Twitter, que agissem de forma pacífica.

A Guarda Nacional de Washington e outros agentes federais de segurança foram acionados para remover os invasores. O Capitólio foi esvaziado pelas forças de segurança, que usaram gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral para dispersar manifestantes que estavam em frente ao Congresso.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que a sessão para confirmar a vitória de Biden seria retomada na noite de quarta-feira, “após o prédio ser liberado para uso”. A sessão já foi retomada, com direito a duros e contundentes discursos contra Trump.

Pence e Biden condenam

O líder republicano na Câmara, Kevin McCarthy, afirmou à emissora Fox News que os protestos eram “não-americanos” e que “isso precisava parar agora”. Ele também confirmou que tiros foram disparados dentro do prédio.

Pence fez um pedido pelo fim da violência e para que os manifestantes deixassem o Capitólio. “A violência e a destruição ocorrendo no Capitólio precisam parar e precisam parar agora. Todos os envolvidos precisam respeitar as autoridades policiais e deixar o prédio imediatamente”, escreveu ele no Twitter.

Em Wilmington, o presidente eleito Joe Biden afirmou que o que ocorreu no Capitólio “não é um protesto, mas uma insurreição”. “Como muitos outros americanos, estou verdadeiramente chocado e triste que nossa nação, por muito tempo um farol de esperança e democracia, chegou a um momento de tanta escuridão”, disse.

Trump divulgou um vídeo no Twitter no qual dizia que a eleição havia sido fraudada, mas pedia que seus apoiadores voltassem para casa. “Eu conheço a sua dor. Sei que vocês estão machucados. Tivemos uma eleição que foi roubada de nós. (…) Mas vocês precisam ir para casa agora. Precisamos ter paz. Precisamos ter respeito à lei e ordem”, afirmou o presidente americano.

Em seguida, Trump voltou a se manifestar no Twitter, de maneira a parecer defender a iniciativa dos invasores. “Há coisas e eventos que acontecem quando uma vitória eleitoral esmagadora e sagrada é retirada de forma sem cerimônia e cruel de grandes patriotas que vêm sendo tratados de forma má e injusta por tanto tempo. Vão para casa com amor e em paz. Lembrem-se deste dia para sempre!”, escreveu.

O vídeo e o post do presidente foram imediatamente apagados pela rede social. As alegações de Trump de que a eleição teria sido fraudada não são baseadas em fatos e não há evidência de que isso tenha ocorrido. O Twitter bloqueou a conta de Trump pelo período de doze horas.

O governo alemão emitiu um alerta para cidadãos do país que estejam em Washington, informando que novas ações dos apoiadores de Trump eram “muito prováveis” e que novos episódios de “violência, inclusive com o uso de armas de fogo, não podem ser descartados”. No comunicado, Berlim afirmou que, no período de transição até que Biden assuma o cargo, a situação geral pode mudar a qualquer momento e que a “violência pode eclodir novamente”. (Com Deutsche Welle e agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.