Em coação disfarçada de bom-mocismo, Bolsonaro oferece 20% de desconto a PMs em compras na Ceagesp

 
O populismo barato do presidente Jair Bolsonaro chega a ser nauseante. Antes de afirmar que se em 2022 as eleições não contarem com voto impresso o Brasil enfrentaria problema muito pior do que nos Estados Unidos, que há dias teve o Capitólio invadido por apoiadores de Donald Trump, Bolsonaro já acenava na direção dos militares, com o claro objetivo de testar as instituições brasileiras.

Durante cerimônia de formatura de policiais militares no Rio de Janeiro, dias atrás, Bolsonaro rasgou elogios aos formandos e afirmou que a imprensa sempre estará contra eles. Foi mais um ataque gratuito e descabido à imprensa, que, cumprindo o papel que lhe cabe, noticia os desvarios do presidente da República.

A mais recente bizarrice de Bolsonaro envolve a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), maior central de abastecimento de alimentos da América Latina. Em vídeo postado na segunda-feira (11) nas redes sociais pela deputada estadual Letícia Aguiar (PSL-SP), Bolsonaro prometeu desconto de 20% para os policiais militares que comprarem alimentos na Ceagesp.

No vídeo, o presidente da República afirma que os permissionários da Ceagesp aceitaram a ideia, mas não revelou a forma de financiamento do desconto. Segundo Bolsonaro, policiais fardados e armados terão direito à bonificação.

A proposta foi anunciada por Bolsonaro no último sábado (9), enquanto conversava com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada. “O policial militar de São Paulo pode comprar agora na Ceagesp, fardado ou com documento, aquilo que ele quiser comprar para sua mesa com desconto de 20%. Sugestão do coronel Mello Araújo, o presidente, acolhida pelos permissionários”, declarou o presidente.

 
A Ceagesp informou em nota que a proposta de descontos “não é uma imposição a ninguém”. “Os descontos só serão válidos nos varejões da capital e nas barracas identificadas, pertencentes aos comerciantes que decidiram oferecer”, destaca a nota.

“O desconto nas compras é uma forma de agradecer pela ajuda que o entreposto da capital tem recebido. Uma maneira de ajudar quem muito tem nos ajudado com a segurança do local”, completa o comunicado da Ceagesp, cujo presidente é Ricardo Mello Araújo, coronel da reserva da Polícia Militar paulista e responsável por formular o pedido aos permissionários.

De acordo com informações da direção do órgão, o desconto será arcado pelos permissionários, como se os comerciantes fossem obrigados a financiar o devaneio de Bolsonaro. Em suma, essa política de descontos é uma coação disfarçada de bom-mocismo oficial.

Quem conhece as entranhas da Ceagesp sabe que o permissionário que não aderir à política de descontos enfrentará dificuldades em algum eventual pleito junto à direção do órgão.

O incompetente Jair Bolsonaro, que nada tem a entregar à população e por isso precisa cada vez mais do apoio das forças de segurança, quer fazer cortesia com o chapéu alheio. É importante que os brasileiros de bem fiquem atentos a essas manobras populistas e ditatoriais, pois o retorno à democracia custou muito caro ao País.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.