Morre em São Paulo, aos 95 anos, o publicitário Alex Periscinoto, vítima de Covid-19

 
Um dos grandes nomes da publicidade brasileira em todos os tempos não resistiu aos efeitos da Covid-19. Alex Periscinoto morreu no domingo (17), aos 95 anos, em São Paulo.

Filho de imigrantes italianos e nascido em Mococa, no interior paulista, Alexandre José Periscinoto ingressou publicidade na década de 50 e tornou-se um dos mais importantes e respeitados publicitários do País.

Reconhecido pelos colegas de profissão não apenas pelo talento, o que lhe rendeu inúmeras premiações, mas também pela forma elegante de se relacionar com as pessoas, Periscinotto sempre foi polido em suas declarações, até mesmo quando falava dos concorrentes.

 
Periscinoto foi responsável por introduzir na publicidade brasileira o que há muito se conhece como dupla de criação (redator e diretor de arte), inovação que à época o publicitário conheceu em uma viagem aos Estados Unidos.

Ele ingressou na Almap – hoje Almap/BBDO – na década de 60 e logo se tornou sócio de Alcântara Machado, onde atendeu clientes como Volkswagen, Pepsi, Danone e PanAm, entre outros. Deixou a agência no fim dos anos 90, quando a Almap associou-se à norte-americana BBDO. Antes de deixar a empresa, Periscinoto escolheu a dupla Marcello Serpa e José Luis Madeira para comandar a criação da agência.

Na década de 70, foi o primeiro jurado brasileiro no Festival Internacional do Filme Publicitário, em Cannes, na França. Também presidiu a Fundação Bienal de São Paulo e foi secretário de publicidade no segundo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Alex Periscinoto deixa a esposa, Maria Lúcia, de 77 anos, duas filhas, quatro netos e um bisneto.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.