No intervalo de 24 horas, Brasil registra 1.183 mortes por Covid-19 e mais de 63 mil novos casos da doença

 
O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.183 novos óbitos causados pela Covid-19 e 63.504 novos casos da doença. Desde o começo da pandemia, o tal de mortes é 211.511, ao passo que o de casos confirmados alcançou a marca de 8.575.742.

Os dados são do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa. Na última semana, pelos dados do consórcio, houve cinco dias seguidos com mais de mil novas mortes confirmadas em um período de 24 horas – foram 1.109 óbitos no dia 12, 1.283 no dia 13, 1.151 no dia 14, 1.131 no dia 15 e 1.039 no dia 16.

Com o novo balanço, a média móvel de mortes por Covid-19 nos últimos setes dias ficou em 969, alta de 33% na comparação com 14 dias anteriores. Já são doze dias com tendência de alta de óbitos no Brasil. Ao todo, 7.518.846 pacientes se recuperaram da doença no país, segundo dados do Ministério da Saúde. O Conass não divulga número de recuperados.

Como tem alertado o UCHO.INFO desde o início da pandemia do novo coronavírus, os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação. Autoridades de saúde também entendem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no País é pior e mais alarmante.

 
Por regiões, apenas o Norte (96%) e o Sudeste (52%) apresentaram aceleração. As demais tiveram estabilidade em 14 dias: Centro-Oeste (-3%), Nordeste (14%) e Sul (-11%).

Considerando as unidades da federação, apenas quatro estados e o Distrito Federal apresentaram tendência de queda, enquanto nove se mantiveram estáveis. Treze tiveram aceleração. O Amazonas registra a maior alta (164%), seguido por Tocantins (142%) e Minas Gerais (77%).

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes está em 100,6 no Brasil, a 22ª mais alta do planeta, quando desconsiderados países pequenos, como San Marino, Andorra e Liechtenstein.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 24,1 milhões de casos, e da Índia, com 10,5 milhões. Contudo é o segundo em número de mortos, já que mais de 400 mil pessoas morreram em território americano.

Em todo o planeta, mais de 95,9 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus e mais de 2 milhões morreram em decorrência da doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.