Com 1.209 mortes por Covid-19 em 24 horas, Brasil se aproxima de 228 mil óbitos pela doença

 
O Brasil registrou nas últimas 14 horas 1.209 mortes por Covid-19, elevando para 227.592 o número de óbitos pela doença desde o início da pandemia no País. Com o novo balanço, a média móvel de mortes é de 1.051, 4% maior do que a média de duas semanas atrás.

Nas últimas duas semanas, a média de mortes causadas pelo vírus SARS-CoV-2 está acima de 1 mil, o que indica alta de 4% na comparação com a mediana de 14 dias atrás.

Nas últimas 24 horas, 53.665 novos casos de Covid-19 foram confirmados no País, totalizando 9.339.921 infectados pelo novo coronavírus desde o começo da crise sanitária. A média móvel de casos é de 48.429, 9% menor do que a média de 19 de janeiro.

Divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, os dados são do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). De acordo com o Ministério da Saúde, 8.160.929 pacientes haviam se recuperado até terça-feira (2). O Conass não divulga o número de pacientes que se recuperaram da Covid-19.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus no País. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

 
Dez unidades da federação apresentam alta no número de mortes pelo novo coronavírus. Paraná, Distrito Federal, Goiás, Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Bahia, Ceará e Maranhão. Doze estados brasileiros registram estabilidade em relação a óbitos: Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Tocantins, Alagoas, Paraíba e Piauí. Quatro estados apresentam queda: Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 108,3 no Brasil, a 23ª mais alta do planeta, não considerando os dados de países pequenos, como San Marino, Liechtenstein e Andorra.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções pelo novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 26,4 milhões de casos, e da Índia, com 10,7 milhões. Por outro lado, o Brasil é o segundo país em número absoluto de mortos, já que mais de 448 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 104,1 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que 2,2 milhões de pacientes morreram em decorrência da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.