Morre nos EUA, aos 79 anos, o pianista de jazz Chick Corea, um dos criadores do “jazz fusion”

 
Um dos grandes nomes do jazz moderno, o pianista e tecladista Chick Corea morreu, na terça-feira (9), aos 79 anos, vítima de uma forma rara de câncer. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (11) na página oficial do músico no Facebook. De acordo com o comunicado, a doença foi diagnosticada “muito recentemente”.

Na publicação na rede social, Corea deixou uma mensagem para os fãs, amigos e família. “Quero agradecer a todos que ao longo de minha jornada ajudaram a manter as chamas da música queimando forte. Tenho a esperança de que aqueles que têm uma inclinação para tocar, escrever, se apresentar ou algo do tipo o façam. Se não por vocês mesmos, pelo resto de nós. Não é apenas que o mundo precisa de mais artistas, mas também porque é muito divertido”, afirmou o pianista.

“E para todos os meus amigos músicos maravilhosos que foram como uma família para mim desde que os conheço: Foi uma bênção e uma honra aprender com e ao tocar com todos vocês. Minha missão sempre foi a de trazer a alegria da criação a qualquer lugar que eu pudesse, e fazê-lo com todos os artistas que eu tanto admiro — esta foi a riqueza da minha vida.”

 
De acordo com o crítico musical Scott Yanow (também historiador e autor de jazz), Chick Corea foi apresentado ao piano pela primeira vez aos quatro anos de idade pelo pai, trompetista do estilo Dixieland. Aos oito anos, também tocava bateria. O acesso ao jazz em casa permitiu conhecer muitos nomes renomados da música, entre eles os pianistas Horace Silver e Bud Powell.

Nascido em 12 de junho de 1941, em Chelsea, no estado norte-americano de Massachusetts, Armando Anthony Corea foi indicado mais de sessenta vezes ao Grammy e conquistou 23 prêmios, ao longo de uma bem-sucedida carreira de mais de 50 anos. Nesse período, Chick Corea consagrou-se como um dos principais pianistas de jazz na década de 60 e até hoje é considerado um vanguardista do gênero musical.

Chick Corea tocou com alguns dos maiores nomes do jazz, como Stan Getz e Herbie Mann. No momento em que se juntou banda de Miles Davis, Corea participou do nascimento de um novo estilo musical, o “jazz fusion”, que mistura jazz, rock, funk e R&B.

Na sequência, formou seus próprios grupos musicais, como o “Return to Forever” e a “Chick Corea Elektric Band”. Um dos mais recentes discos de Chick Corea, “Antidote” (vídeo abaixo), gravado com a excepcional Spanish Heart Band, ganhou o Grammy de melhor álbum de jazz latino em 2020.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.