David Uip se antecipa e recusa acordo com gerente de farmácia que vazou receita médica de cloroquina

 
O infectologista David Uip decidiu que não fará acordo de conciliação com o gerente da farmácia que vazou a receita do próprio médico que trazia prescrição de difosfato de cloroquina.

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (1) pela defesa do médico, a cargo do criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso. De tal modo, Uip antecipa-se à audiência judicial sobre o caso, agenda para o próximo dia 11.

A mencionada receita médica veio a público em abril de 2020 e viralizou nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, onde o infectologista, que dias antes havia testado positivo para o novo coronavírus, “suportou enorme sofrimento” e foi “alvo de incontáveis manifestações de ódio”, ressaltou D’Urso em nota.

O gerente da farmácia “é acusado pelo Crime de Violação de Sigilo Profissional, previsto no art. 154 do Código Penal brasileiro, que estabelece pena de detenção de 3 meses até 1 ano”, destaca a nota divulgada pela defesa.

 
Na citada audiência pública, como informou a defesa de Uip, “as partes (acusado e vítima) podem se conciliar e celebrar um acordo, o qual seria homologado pelo Juiz, para encerrar o processo”.

“Caso uma das partes não concorde, a conciliação estará prejudicada, prosseguindo-se para a próxima etapa, que é a da transação penal, na qual o Ministério Público, se entender pertinente, oferecerá ao acusado uma pena criminal, que, se for aceita de plano, também encerrará o processo”, completa.

“Esta recusa, justificou a defesa, encontra razão, pois o Prof. David Uip suportou enorme sofrimento, quando foi alvo de incontáveis manifestações de ódio, tanto pessoalmente como pela internet, além de seus familiares, esposa, filhas e filhos, que passaram a ser alvo, inclusive, de ameaças, tudo por causa do crime praticado pelo acusado, quando “vazou”, em grupos de WhatsApp, a receita da vítima, na qual esta se autoprescrevia o medicamento cloroquina para ser adquirido e eventualmente ministrado”, enfatizou o advogado.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.