Covid-19: SP entrará na “fase vermelha” a partir da zero hora de sábado; escolas permanecerão abertas

 
Como antecipou o UCHO.INFO na edição de terça-feira (2), todas as regiões do Estado de São Paulo entrarão na “fase vermelha” a partir da zero hora do próximo sábado (6), em razão do agravamento da pandemia de Covid-19. A medida valerá até o dia 19 de março.

A decisão foi anunciada pelo governador João Dória Júnior (PSDB) durante entrevista coletiva concedida no início da tarde desta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

Etapa mais restritiva do plano de flexibilização da quarentena, a “fase vermelha” proíbe o funcionamento de estabelecimento considerados não essenciais, como bares, restaurantes, academias de ginástica, salões de beleza e outros mais. Apenas hospitais, farmácias, supermercados e transporte público poderão funcionar nesse período. As escolas continuarão abertas.

“Isso é uma tragédia, é uma tragédia que pode ser ainda pior se não tomarmos medidas”, enfatizou o governador, que aproveitou o anúncio para fazer política e atacar o presidente da República por conta de seu negacionismo torpe.

De acordo com Dória, o Estado de São Paulo recebe um pedido de internação a cada dois minutos em hospitais públicos ou privados por causa da doença. “Esse é o termômetro da linha de frente, dessa tragédia que estamos vivendo”, disse.

 
Matéria relacionada
. Governo de SP estuda possibilidade de colocar todo o estado na fase vermelha, mas com escolas abertas

Dados do governo paulista mostram que o Estado tem, até o momento, 2.054.867 casos confirmados da doença e 60.014 óbitos decorrentes de complicações da Covid-19. Na terça-feira (2), em novo recorde desde o início da pandemia, São Paulo registrou 468 mortes causadas pelo SARS-CoV-2.

Em todo o Estado, a ocupação de leitos de UTI é de 75,3%, mas na Grande São Paulo esse índice chega a 76,7%. Em muitas regiões do interior paulista, a ocupação de leitos de UTI é de 100%, tanto na rede pública quanto na privada. Em leitos de enfermaria, a taxa é de 56,8% em todo o Estado, enquanto é de 63,5% na região metropolitana da capital.

Pela primeira vez desde o início da crise sanitária no Brasil, São Paulo manterá as escolas funcionando, apesar da “fase vermelha”. Outros países, como França, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Cingapura adotaram o mesmo procedimento, com base no entendimento que as escolas não são vetores de alta transmissão do novo coronavírus.

A discussão sobre manter as escolas abertas causou mal-estar no núcleo da gestão Dória, que durante a coletiva afirmou que o assunto é afeito ao secretário da Educação, Rossieli Soares. Na terça-feira (2), o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, defendeu o fechamento das unidades de ensino durante a duração da “fase vermelha”.

Gorinchteyn, que acabou divulgando nota para explicar que se tratava de opinião pessoal, afirmou, com assertividade, que se as escolas não são pontos de transmissão elevada do vírus, o movimento de levar e buscar os alunos é suficiente para disseminar o SARS-CoV-2 com mais velocidade. Em 2020, as escolas no Brasil permaneceram fechadas por mais de 260 dias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.