PIB brasileiro de 2020 despenca 4,1% na esteira da pandemia do novo coronavírus

 
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil recuou 4,1% em 2020 na comparação com o ano anterior, anunciou nesta quarta-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa queda recorde na atividade econômica brasileira se deve à pandemia de Covid-19, informou o órgão.

Para a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o resultado é efeito da pandemia de Covid-19, quando diversas atividades econômicas foram parcial ou totalmente paralisadas para controle da disseminação do vírus. “Mesmo quando começou a flexibilização do distanciamento social, muitas pessoas permaneceram receosas de consumir, principalmente os serviços que podem provocar aglomeração”, disse.

O resultado já era esperado por economistas, que previam queda em torno de 4%. Esse é o pior resultado desde 1996, quando o IBGE mudou a metodologia de cálculo do PIB, o que deu início à série histórica atual. Se consideradas todas as séries já existentes, a pior queda, de 4,35%, foi a de 1990, durante o governo do presidente Fernando Collor e depois do confisco da poupança.

Perspectiva da produção

O IBGE divide a atividade econômica em três setores: agropecuária, indústria e serviços. A agropecuária foi o único que cresceu no ano passado, com índice de 2%. A indústria caiu 3,5%, e os serviços, 4,5%.

O setor de serviços, que na estatística do IBGE inclui tanto o comércio como bares, hotéis e restaurantes, entre outros, representa cerca de 70% do PIB e é justamente o mais afetado pelas medidas de isolamento. O subsetor em que estão os hotéis, restaurantes e academias teve queda de 12,1%.

“A segunda maior queda ocorreu nos transportes, armazenagem e correio (-9,2%), principalmente o transporte de passageiros, atividade econômica também muito afetada pela pandemia”, explicou Rebeca Palis.

Ainda no setor de serviços, as atividades de administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social registraram recuo de 4,7%, o comércio de 3,1%, informação e comunicação de 0,2%. As atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados tiveram movimento diferente em 2020 e subiram 4,0%, como também as atividades imobiliárias com alta de 2,5%.

Na indústria, o destaque negativo da queda de 3,5% foi o desempenho da construção (-7,0%), que voltou a cair depois da alta de 1,5% em 2019. Outro dado negativo observou-se nas indústrias de transformação (-4,3%), influenciadas pela queda na fabricação de veículos automotores, outros equipamentos de transporte, confecção de vestuário e metalurgia. Eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos tiveram retração de 0,4%. Já as indústrias extrativas subiram 1,3%. A explicação é a alta na produção de petróleo e gás, o que compensou a queda da extração de minério de ferro.

Os aumentos da soja (7,1%) e do café (24,4%) ajudaram a agropecuária a crescer 2,0%. Os dois produtos tiveram produções recordes na série histórica. Mas algumas lavouras observaram variação negativa na estimativa de produção anual, como a laranja (-10,6%) e o fumo (-8,4%). “Isso decorreu do crescimento da produção e do ganho de produtividade da agricultura, que suplantou o fraco desempenho da pecuária e da pesca”, observou a coordenadora.

 
Perspectiva do consumo

Os efeitos da pandemia também são visíveis pela perspectiva dos gastos. O consumo dos brasileiros caiu 5,5% no ano, em consequência da pior situação no mercado de trabalho e da necessidade de distanciamento social.

Sem os programas de apoio financeiro às famílias (auxílio emergencial) durante a pandemia, a queda certamente teria sido ainda maior. Mesmo assim, o Palácio do Planalto e o Congresso insistem em criar dificuldades para aprovar uma nova rodada do benefício, que, segundo fontes do governo, serão quatro parcelas de R$ 250 cada.

Por outro lado, o governo também gastou menos. Segundo o IBGE, houve queda de 4,7% nas despesas, devido ao fechamento de universidades, escolas, museus e outras instituições.

Depois de uma sequência positiva de dois anos, os investimentos – a Formação Bruta de Capital Fixo – caíram 0,8%. A balança de bens e serviços registrou queda de 10% nas importações e 1,8% nas exportações.

Recuperação desacelerou

A queda do PIB não foi uniforme ao longo do ano. A queda de 2,1% no primeiro trimestre e o tombo recorde de 9,2% no segundo trimestre foram seguidos de recuperações, de 7,7% no terceiro trimestre e de 3,2% no quarto.

Contudo, a recuperação desacelerou e não foi suficiente para colocar a economia brasileira no patamar de antes da pandemia. Segundo o IBGE, o PIB do quarto trimestre está 1,2% abaixo do mesmo período de 2019.

Nova década perdida

O PIB anual é a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos no Brasil ao longo de um ano. Em 2020, ele totalizou R$ 7,4 trilhões. Segundo o IBGE, o PIB está hoje mais ou menos no patamar do fim de 2018 e início de 2019, e 4,4% abaixo do auge da década, no início de 2014.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o crescimento médio anual da década de 2011 a 2020 foi de apenas 0,3%, inferior à média anual de 1,6% verificada na década de 1980, que entrou para a história como a década perdida. (Com DW e ABr)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.