Contrariado com entrevista de general, Bolsonaro demite ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva

 
O Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, entregou nesta segunda-feira (29) carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro. A saída de Azevedo e Silva ocorreu a pedido do próprio presidente da República.

No documento, o ministro agradeceu a Bolsonaro e destacou sua lealdade ao presidente. “Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa. Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado”, informou. Na agenda oficial da Presidência da República consta que o general e o presidente reuniram-se na manhã desta segunda-feira.

A saída de Azevedo e Silva aconteceu no vácuo de entrevista concedida pelo general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, responsável pela área de saúde do Exército, ao jornal “Correio Braziliense”. O oficial militar destacou na entrevista a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 no País nos próximos meses e defendeu “lockdown”, contrariando o que prega o presidente, crítico a medidas de isolamento social.

 
Uma eventual terceira onda da Covid-19 vem sendo tratada com muita seriedade por diversos chefes Estado e de governo ao redor do planeta, já que as mutações do novo coronavírus apontam na direção de uma crise sanitária muito maior do que o anunciado.

O motivo da demissão do ministro da Defesa reforça matéria do UCHO.INFO publicada nesta segunda-feira, em que afirmamos que Bolsonaro não abandonou o negacionismo em relação à pandemia e sua conhecida irresponsabilidade genocida, mas apenas terceirizou o discurso beligerante como forma de não confrontar parlamentares da base de apoio, em especial do chamado Centrão.

Dono de perfil moderado e com reconhecida experiência na relação com deputados e senadores, o general Fernando Azevedo e Silva foi assessor do ministro Dias Toffoli na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e na carta ressalta que deixa o posto “na certeza do dever cumprido”.

Confira abaixo a nota sobre a demissão do ministro da Defesa

“Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa. Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado. O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira. Saio na certeza da missão cumprida. Fernando Azevedo e Silva”

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.