Crise na cúpula das Forças Armadas faz com que Bolsonaro dependa ainda mais do sempre ávido Centrão

 
Há quase três anos, o UCHO.INFO alerta para o perigo que o presidente Jair Bolsonaro representa à democracia, ao Estado de Direito e aos outros Poderes constituídos (Judiciário e Legislativo). De tempos em tempos, quando surge uma oportunidade, Bolsonaro faz ameaças escancaradas tendo o golpismo como moldura de absurdas declarações. Isso permite que o presidente mantenha intacta e unida a base de apoiadores, que igualmente comunga pela cartilha do totalitarismo.

Com a crise que se instalou na cúpula das Forças Armadas, surgida no rastro da demissão do ministro da Defesa, general da reserva Fernando Azevedo e Silva, surgiu nos ares de Brasília a teoria de uma possível quebra da institucionalidade. Apesar das negativas por parte de integrantes do alto escalão do governo, a classe política começa a olhar com maior desconfiança a permanência de Bolsonaro na Presidência da República.

Sem enfrentar oposição ferrenha no Parlamento, principalmente dos partidos de esquerda e centro-esquerda, Bolsonaro conta com algo que em passado recente condenou com veemência de encomenda: a velha política ou, como queiram, o chamado “toma lá, dá cá”. É nesse cenário de escambo espúrio e condenável que reside a tábua de salvação de Bolsonaro, que bate cabeça para levar adiante seu projeto de reeleição.

A renúncia dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, decisão tomada na madrugada desta terça-feira (30) em protesto contra Bolsonaro, coloca mais combustível em uma “fogueira política” preocupante e perigosa.

Tomando por base o fato de que há na Câmara dos Deputados aguardando aval algumas dezenas de pedidos de impeachment de Bolsonaro e a crise envolvendo as forças militares, o terreno fica mais favorável para o sempre ávido Centrão, que há dias vem elevando o valor da fatura que rotineiramente é apresentada ao governo.

 
Políticos do bloco parlamentar temem que a mudança no comando do Ministério da Defesa represente uma senha para Bolsonaro radicalizar o discurso e os próprios atos caso sinta-se ameaçado. Isso é motivo suficiente para que o Centrão dobre o valor da fatura ou, então, decida reagir de acordo com os ditames da lei.

Tal quadro revela que o brasileiro não deve nutrir ousadas esperanças em relação ao futuro e também ao presente, pois nessa equação há de prevalecer, como sempre, os interesses dos políticos, em detrimento dos direitos dos cidadãos.

Sabedor de que a atuação do governo no combate à pandemia foi e continua sendo um enorme fiasco, situação que o coloca na corda bamba, Bolsonaro tenderá cada vez mais a atender os pleitos do Centrão, que já começou a emparedar o presidente da República com ultimatos recorrentes. Mesmo assim, é considerável o risco de o presidente seguir na direção contrária. Isso significa violar o ambiente democrático em nome de um projeto marcado pelo despotismo.

No caso de Bolsonaro decidir recusar os pedidos do Centrão para não desagradar sua insana horda de apoiadores, o Brasil corre o risco de acompanhar mais um processo de impeachment. Aliás, crimes de responsabilidade para apear o presidente do cargo não faltam. Vale lembrar que o Centrão não é afeito a ideologias, já brotou da lama do proxenetismo político. E nenhum parlamentar desse grupo aceita correr riscos sem a devida contrapartida.

Se no caso do impeachment de Dilma Rousseff o Centrão foi implacável e traiçoeiro, até porque à época era muitíssimo bem recompensado, é fácil imaginar o que pode acontecer com Bolsonaro, se ele decidir não cumprir acordos e promessas.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.