Manobra golpista para ampliar poderes de Bolsonaro durante a pandemia fracassa na Câmara

 
A sanha totalitarista de Jair Bolsonaro não tem limites. Depois de fracassar na tentativa de alinhar as Forças Armadas ao governo e ao bolsonarismo, ação que culminou com a demissão do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e dos três comandantes das forças militares, o presidente da República acionou aliados no Congresso Nacional para seguir com seu plano golpista.

Nesta terça-feira (3), em reunião de líderes partidários na Câmara dos Deputados, o deputado federal Major Vitor Hugo (GO), líder do PSL na Casa legislativa, defendeu a votação em plenário de projeto de lei que, se aprovado, daria a Bolsonaro o poder de acionar, durante o período da pandemia do novo coronavírus, a “mobilização nacional”.

O dispositivo está recepcionado na Constituição, mas só pode ser acionado em caso de agressão estrangeira, o que ao condiz com a realidade atual do País. De acordo com o projeto defendido por Vitor Hugo, a crise na saúde pública seria utilizada como justificativa para a mobilização nacional.

 
Na realidade, o texto em questão estabelece que o presidente da República poderá adotar medidas como intervenção nos fatores de produção públicos e privados, requisição e ocupação de bens e serviços, e convocação de civis e militares para ações determinadas pelo governo federal.

Em mais um arreganho totalitarista, o mencionado projeto de lei também estabelece que caberá ao presidente definir o “espaço geográfico do território nacional” em que as medidas de combate à pandemia seriam aplicadas. Em outras palavras, é um golpe contra estados e municípios, que até o momento enfrentaram sozinhos a pandemia.

A reunião de líderes partidários terminou sem acordo para a inclusão da matéria na pauta de votações da Câmara dos Deputados. Isso não significa que o PL foi banido da pauta da Câmara, podendo voltar a qualquer momento.

É importante que a população atente para mais uma manobra golpista de Bolsonaro, pois novas investidas dessa natureza surgirão pela frente. O objetivo do presidente da República não é apenas permanecer no poder, mas proteger os filhos, quatro deles investigados pela Justiça por atos que violam os princípios republicanos.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.