Morre na Inglaterra, aos 99 anos, o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II

 
Marido da rainha Elizabeth 2ª, o príncipe Philip morreu aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (9). “É com profundo pesar que Sua Majestade, a rainha, anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o príncipe Philip, duque de Edimburgo”, destaca o comunicado do palácio. “Sua Alteza Real faleceu em paz nesta manhã no castelo de Windsor.”

O príncipe se casou com Elizabeth 2ª em 1947, cinco anos antes de ela ser coroada. Ele foi o mais longevo consorte real da história britânica. O casal teve quatro filhos, oito netos e dez bisnetos.

A saúde do príncipe vinha se deteriorando há algum tempo. Ele completaria 100 anos no próximo dia 10 de junho.

Em fevereiro, o príncipe passou mal e foi internado por precaução devido a uma infecção cuja causa não foi divulgada. Ele deveria permanecer alguns dias em observação e descanso. No entanto, foi transferido de hospital e passou por uma cirurgia cardíaca. O príncipe recebeu alta em 16 de março e estava se recuperando no castelo de Windsor, a cerca de 30 quilômetros de Londres.

Infância na França e Alemanha

Philip Mountbatten nasceu em 10 de junho de 1921, em Mon Repos, na ilha grega de Corfu, e era filho do príncipe André da Grécia e da Dinamarca e da princesa Alice, bisneta da rainha Vitória. Sua família deixou a Grécia quando ele tinha 1 ano de idade, após o fim da Guerra Greco-Turca. Ele passou a infância na França e na Alemanha e mais tarde mudou-se para o Reino Unido.

 
O consorte ingressou na Marinha britânica em 1939, período em que conheceu a então princesa Elizabeth. O par começou a se corresponder e então se casou em 1947, antes da ascensão dela ao trono, em 1952.

Ele renunciou ao título real grego para assumir cidadania britânica. Philip recebeu o título de Sua Alteza Real e foi nomeado como Duque de Edimburgo pelo pai da rainha, rei George 6°, por ocasião do seu casamento.

Aposentou-se do serviço naval ativo em 1951 e tornou-se oficialmente príncipe britânico em 1957. Desde então, vinha sendo o consorte da rainha, apoiando Elisabeth em seu papel como monarca reinante, e também investia seu tempo no apoio a organizações de conservação e engenharia. Era um patrono, presidente ou membro de mais de 750 organizações.

O príncipe aposentou-se das funções públicas em 2017, mas continuou como membro das organizações, mas deixou de participar de atos públicos.

O casal teve quatro filhos: Charles, o príncipe de Gales; Anne, princesa real; príncipe Andrew, duque de York; e príncipe Edward, conde de Wessex, além de oito netos e dez bisnetos. O seupultamento ocorrerá no Castelo de Windsor, em cerimônia sem a presença do público. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.