Japão decreta estado de emergência a poucos meses da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

 
A três meses da data prevista para o início dos Jogos Olímpicos, o Japão declarou nesta sexta-feira (23) estado de emergência nas cidades de Tóquio, Kioto, Osaka e Hyogo para conter o avanço da Covid-19.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, justificou a declaração de estado de emergência ao citar um aumento das infecções por diferentes variantes do coronavírus Sars-CoV-2. A medida, que será válida entre 25 de abril e 11 de maio, permitirá que as autoridades ordenem o fechamento temporário de centros comerciais e estabelecimentos que vendam bebidas alcoólicas.

Parques temáticos, teatros e museus também fecharão. Restaurantes que não vendem bebidas alcoólicas poderão funcionar parcialmente. Mercados e escolas permanecem abertos, mas as universidades devem retomar o ensino à distância.

O estado de emergência poderá ser ampliado se a situação não apresentar melhoras suficientes, afirmou Shigeru Omi, um dos principais assessores do governo sobre a pandemia.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 foram adiados para este ano devido à pandemia de coronavírus. Com a doença permanecendo em alta no Japão, muitos ainda defendem o cancelamento dos eventos.

Este é o terceiro estado de emergência no Japão desde o início da pandemia, que surge apenas um mês após o fim do último que havia sido decretado. A diferença é que agora as autoridades terão mais poderes, após a legislação ter sido reforçada em fevereiro.

Com quase meio milhão de casos e 10 mil mortes associadas à doença, o governo japonês optou por não impor um lockdown nacional.

 
Jogos Olímpicos x saúde pública

O estado de emergência está marcado para terminar às vésperas de uma visita do presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Back, o que gerou especulações de que o governo estaria priorizando o calendário olímpico sobre a saúde da população.

A vacinação no Japão, iniciada em fevereiro está bastante lenta em comparação com vários outros países, devido à falta de vacinas e de profissionais de saúde.

O aumento dos casos da doença gerou um novo debate em torno do cancelamento dos Jogos Olímpicos. O premier japonês, porém, prometeu realizar um evento seguro e protegido, que, segundo disse, servirá como símbolo do triunfo da humanidade sobre a pandemia.

Uma pesquisa recente divulgada pela agência de notícias Kyodo News revela que somente 24,5% dos japoneses seriam favoráveis à realização dos Jogos ainda este ano, enquanto 39,2% defendem o cancelamento e 32,8% preferem um novo adiamento.

Os Jogos Olímpicos devem ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto, e os Paralímpicos entre 24 de agosto e 5 de setembro. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.